Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cerimônia de abertura do maior evento esportivo escolar do país acontece nesta quinta-feira, dia 12, às 18h, no Moringão, em Londrina

O que o suíço Thomas Wolfer e os brasileiros Marcelo Leite e Patrick Cardoso têm em comum além da paixão pela prática esportiva? Os três fazem parte do time de voluntários dos Jogos Escolares da Juventude Londrina e Maringá (PR) 2015 – etapa de 15 a 17 anos – que têm início hoje, dia 12, com Cerimônia de Abertura marcada para às 18hs, no ginásio e segue até 21 de novembro. Fundamentais em eventos esportivos como Jogos Olímpicos e Pan-americanos, os voluntários participam de edições dos Jogos Escolares desde 2005. Ao todo, a equipe de voluntariado na etapa nacional dos jogos é formada por 320 pessoas das áreas de educação física, turismo, jornalismo, enfermagem, medicina e fisioterapia, escolhidas através de parcerias com universidades locais e inscrição no site do Comitê Olímpico do Brasil (COB) nainternet. Desse total, 240 são universitários e 80 guardas civis. Todos serão responsáveis por auxiliar os mais 3.700 estudantes-atletas, além de membros do Comitê Organizador, delegações e público.

Nascido em Zurique, na Suíça, o professor aposentado Thomas Wolfer, 65 anos, está no Brasil há quase duas décadas e atualmente mora em São Bernardo do Campo (SP). Ex-jogador, árbitro e técnico de vôlei, o suíço se inscreveu no Programa de Voluntários dos Jogos Escolares depois de participar de eventos-teste para os Jogos Olímpicos Rio 2016. Aprovado, ele aturará na área de Atividades Complementares em Londrina. “Conhecer tantas pessoas e conviver com quem tem o objetivo de contribuir para o sucesso do evento é muito bom. Muito legal o companheirismo e o comprometimento para dar tudo certo”, diz Wolfer.

A gerente de Atividades Sociais dos Jogos Escolares da Juventude, Paula Hernandez, reforça a importância da diversidade e da presença dos voluntários no evento. “A participação deles é muito importante. Temos certeza de que faremos um grande evento com a ajuda dos voluntários, pois eles são responsáveis, proativos, participativos, alegres, receptivos, têm bom humor e são bastante comprometidos”, afirma Hernandez, ex-atleta de voleibol, que disputou os Jogos Olímpicos Moscou 1980.

Natural de Maceió (AL), o estudante de Educação Física Marcelo Leite, 24 anos, mora em Curitiba (PR) desde 2013 e viu na edição de Londrina e Maringá uma possibilidade de contribuir para o sucesso do evento. “Participo por amor ao esporte e pela evolução e importância dos Jogos Escolares, que influenciam minha profissão. O evento é uma ferramenta para mostrar ao Brasil que o esporte educa, é um agente de transformação”, declara Leite, atuando na Gerência de Voluntários.

O também estudante de Educação Física Patrick Cardoso, 28 anos, do Paraná, participa pela primeira vez do evento. Praticante de diversas modalidades, com destaque para jiu-jitsu, ele busca ampliar o aprendizado durante os Jogos Escolares. “Estou no primeiro período e apaixonado pelo curso. Com os Jogos, vou adquirir experiência e conhecimento, além de manter contato com pessoas de diferentes estados”, explica Cardoso, que é “attaché”, voluntário responsável por acompanhar dirigentes pelos locais de competição, por exemplo.

Durante os Jogos Escolares 2015, todo time de voluntariado receberá uniforme, credencial, certificado com declaração de horas de atividades e alimentação. Dez voluntários vindos de fora do Paraná, representando os estados de Rondônia, Ceará, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo e Pará, também recebem hospedagem.

Os Jogos Escolares da Juventude são organizados e realizados pelo Comitê Olímpico do Brasil (COB), correalizados pelo Ministério do Esporte e Organizações Globo, com apoio da Prefeitura Municipal de Londrina e patrocínio máster da Coca-Cola.

Asimp/ Jogos Escolares da Juventude

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.