Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cerimônia acontece durante a ExpoLondrina, nesta quinta-feira, às 15h30 na Diretoria da SRP

Será lançado nesta quinta-feira, às 15h30, o projeto de desenvolvimento do Polo de Inovação Agropecuária de Londrina para os próximos quatro anos (2022-2025). A cerimônia acontece durante a ExpoLondrina e contarácom a presença do governador do Paraná, Carlos Massa Ratinho Júnior, na Diretoria da Sociedade Rural do Paraná.

O projeto do Polo de Inovação começou a ser desenvolvido em 2019, durante o 2º. AgroBit, na ocasião da visita da Ministra da Agricultura, Tereza Cristina. Durante o evento, a ministra anunciou a instalação, em Londrina, do primeiroPolo de Inovação Agro do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA).

Com objetivos estratégicos e um plano de ação para os próximos 4 anos, o projeto que foi elaborado pela Sociedade Rural do Paraná, Sebrae e Governança Agro Valley, vai transformar o Polo de inovação Agropecuário de Londrina e Região em referência internacional no desenvolvimento de soluções e talentos no agronegócio.

A novidade é o envolvimento direto da temática de “foodtech” dentro do Polo de Inovação Agro.

“Quando o Polo foi chancelado pela ministra Tereza Cristina em 2019, ele tinha um foco muito mais ligado ao agronegócio. Agora, o agro se mantém como grande protagonista, mas o trabalho com alimentos, transformação e toda pesquisa e tecnologia ligadas ao setor de alimento se envolve nas pautas do polo”, explica o coordenador estratégico do Sebrae, Lucas Ferreira.

O planejamento estratégico do projeto contempla 60 ações que serão trabalhados dentro de 6 objetivos principais:

1. Gerar novas empresas de base tecnológica e startups no setor do Agronegócio

2. Acelerar o crescimento das empresas inovadoras no setor do Agronegócio

3. Atrair empresas inovadoras de outros ecossistemas

4. Aumentar o índice de maturidade do ecossistema de inovação agro de Londrina

5. Atrair novos ativos tecnológicos (IES, Centros de Pesquisa, P&D de grandes empresas, habitats de inovação)

6. Aumentar a transferência de tecnologia dos ICTS para o mercado.

Lucas explica que o objetivo do projeto vai além da geração de novos produtos. “O intuito principal é que esse projeto ajude na geração de produtos e serviços e que também faça a atração e a retenção de talentos para o nosso ecossistema para que a gente consiga aumentar a integração entre a academia e o mercado”, conclui.

FoodTech´s

As “foodtech’s” são empresas e projetos que aplicam tecnologias como a Internet das Coisas (IoT), o Big Data e a Inteligência Artificial (IA), para transformar a indústria agroalimentar num setor mais moderno, sustentável e eficiente durante todo o processo - desde o campo até a distribuição e o consumo final.

Em geral, estes projetos de pesquisa e desenvolvimento são desenvolvidos por startups que buscam soluções para problemas atuais como o aumento da produção de alimentos que acompanhe o crescimento populacional, a segurança alimentar, os efeitos das mudanças climáticas, o desperdício alimentar e o impacto da produção de alimentos no meio ambiente.

Estima-se que este mercado mundial represente um valor próximo de 127 bilhões de dólares.

Asimp/SRP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.