Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Mesa interativa digital The Visible Human Table será uma das atrações do estande do Grupo Marista no tradicional evento, que neste ano será realizado de 1° a 10 de abril

Pesquisadores do câmpus Londrina da Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) vão apresentar, durante a edição de 2022 da ExpoLondrina, uma tecnologia aplicada ao ensino de anatomia desenvolvida na própria instituição. Batizada de The Visible Human Table, a mesa interativa digital utiliza um banco de dados de alta definição para construir modelos digitais fiéis à realidade, inclusive em escala. A ExpoLondrina, que movimenta uma das maiores cidades da Região Sul do Brasil há seis décadas, será realizada de 1° a 10 de abril, no Parque Governador Ney Braga.

A tecnologia foi desenvolvida por meio de uma parceria entre as escolas de Medicina e Politécnica da PUCPR, sob o comando do professor Edson Justino, do departamento de Engenharia Elétrica. A mesa interativa começou a ser utilizada em 2019 e, desde então, passa por atualizações periódicas.

Importante destacar que o equipamento não apenas contribui para o processo de ensino e aprendizagem dos estudantes em regime presencial, mas democratiza o acesso da experiência para acadêmicos em atividades remotas. Isso porque a The Visible Human Table grava vídeos com diversos ângulos de imagens selecionadas. Desta forma, o professor e os estudantes exploram todo o sistema em sala de aula ou a distância.

“O modelo atual é capaz de mostrar os diferentes sistemas do corpo separadamente, permitindo que os docentes e alunos consigam acessar apenas os órgãos do sistema respiratório, por exemplo, e se aprofundem nele”, afirma Justino.

Nas aulas de anatomia, o professor e cirurgião Geraldo Sebben é um entusiasta da tecnologia, principalmente pelas possibilidades que o equipamento oferece ao ensino e à pesquisa.

“Eu abro o vídeo gravado pela mesa, compartilho a minha tela com os estudantes e vou explicando o conteúdo sobre cada órgão com a ajuda das imagens ultrarrealistas. Assim, consigo mostrar diferentes perspectivas, pausar e sinalizar algum detalhe, voltar às imagens e explicar novamente se eles tiverem alguma dúvida”, conta o docente da PUCPR.

O equipamento The Visible Human Table é apenas um dos atrativos do estande do Grupo Marista na ExpoLondrina 2022. A universidade também vai levar aos visitantes informações sobre os cursos de graduação e pós-graduação, sobre a atuação dos campi junto à comunidade, com o atendimento das áreas médica, psicológica e jurídica, ações sociais e filantrópicas e iniciativas concretas de saúde preventiva, bem como sobre projetos de pesquisa e internacionalização da PUCPR.

Asimp/PUCPR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.