Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O Estado do Paraná é um dos maiores produtores de leite do Brasil. São 3,9 bilhões de litros por ano. Atividades na ExpoLondrina são coordenadas por professores e alunos dos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária da UEL.

Professores e alunos dos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária da Universidade Estadual de Londrina (UEL) comandam na ExpoLondrina, no Parque de Exposições Ney Braga, a Unidade Vitrine de Tecnologia do Leite, localizada na Via Rural (Fazendinha).

Ela traz duas estações distintas que demonstram todo o processo da cadeia produtiva do leite e presenteia os visitantes com degustação de produtos lácteos. A primeira estação tem o protótipo de uma vaca em tamanho real e exemplifica uma unidade de ordenha mecânica. Já a segunda expõe diferentes acessórios usados por produtores na prática da ordenha.

De acordo com a professora Carolina de Sousa Dantas Muniz, do Departamento de Zootecnia, o objetivo é mostrar ao público a importância do leite como alimento. “É possível conhecer todos os elos da cadeia produtiva do leite. Primeiro, a sua origem, de onde vem e depois no que ele pode ser transformado”, explica.

A professora destaca a presença das crianças na ExpoLondrina, também público-alvo da Vitrine do Leite. “A unidade tem o importante papel de levar informações úteis para as crianças e incentivar a conscientização do consumo responsável, que pensa inclusive no bem-estar animal”, diz. Segundo ela, além das visitas de escolas, a unidade recebe em grande número profissionais, técnicos e produtores da área.

A iniciativa oferta ainda, durante toda a ExpoLondrina que termina no próximo domingo (10), oficinas técnicas de temas ligados às áreas de Zootecnia e Medicina Veterinária, entre eles alimentos alternativos na bovinocultura leiteira, criação de bezerras, forragens, manejo e sanidade em vacas. Os palestrantes são professores da UEL e profissionais convidados.

As atividades também são desenvolvidas com apoio e participação de integrantes do Instituto de Desenvolvimento Rural do Paraná (IDR-Paraná), da Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento (Seab) e Sociedade Rural do Paraná (SRP).

A professora avalia a participação dos alunos dos cursos de Zootecnia e Medicina Veterinária, responsáveis pela recepção dos visitantes, como importantes divulgadores das ações científicas. “Os alunos pertencem à ExpoLondrina, pois aqui eles estão em contato direto com profissionais e técnicos das áreas de Agronomia. Para eles é um aprendizado significativo”, destaca.

O Estado do Paraná é um dos maiores produtores de leite do Brasil. São 3,9 bilhões de litros por ano. Toda a produção estadual é obtida por 110.000 produtores, dos quais 86% são pequenos produtores com até 250 litros/dia. O sistema é baseado na produção a pasto, sendo que a maioria das propriedades tem até 50 ha.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.