Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O objetivo é compartilhar o conhecimento, a técnica e a vivência do futebol brasileiro com jovens atletas americanos, visandoàconstrução de um sólido relacionamento para formação e revelação de novos talentos

A ALFA - Associação Londrinense Futebol Arte, entidade sem fins lucrativos, que há 18 anos desenvolve em Londrina um projeto sócio-esportivo relacionado ao futebol de campo, está desenvolvendo um projeto de intercâmbio Brasil x Estados Unidos, que já começa a trazer bons resultados. A ALFA recebeu no último dia 21, um atleta de Chigago, Ilinois, Estados Unidos. AngeloMichealOkendo, de 17 anos, veio para o Brasil com o objetivo de ter acesso a um treinamento diferenciado no único país pentacampeão do mundo, celeiro de grandes jogadores e admirado por seu futebol-arte e organização técnica e tática.

A preparação do atleta americano será feita em Londrina pelo treinador Ricardo Teruel (Ricardinho), ex-atleta profissional de futebol, que atua na área de formação de atletas da Categoria Sub-17 da Portuguesa Londrinense e como observador técnico para revelação de novos talentos.

De acordo com o professor Ricardo, “o intercâmbio proporcionará aos atletas o aprendizado e prática do futebol de campo em um ambiente profissional e a exposição a uma nova cultura e idioma. Além disso, o intercâmbio dará visibilidade à cidade de Londrina no exterior, especialmente nos Estados Unidos, onde o futebol de campo, chamado por eles de soccer, tem evoluído muito”.

Atualmente, o grande crescimento do futebol de campo nos Estados Unidos se deve a sua principal liga de futebol profissional, a MLS (Major League Soccer), por onde já passaram estrelas mundiais do futebol, como os craques Thierry Henry, David Beckham, Didier Drogba, Kaká, Andrea Pirlo, entre outros.

Outro fator que favorece o grande crescimento do futebol de campo nos Estados Unidos é a estrutura existente. A maioria das cidades americanas possuem campos em excelentes condições para a prática desse esporte, com equipamentos de alto padrão disponíveis. Além disso, nos Estados Unidos, o futebol se tornou um passaporte para ingresso em universidades, que buscam atletas de qualidade para participar dos campeonatos promovidos por importantes ligas universitárias como a NCAA, NAIA e NJCAA.

Além da vinda do atleta americano para o Brasil, a ALFA/Portuguesa já teve um atleta admitido em uma universidade dos Estados Unidos. Felipe Teruel, filho do treinador Ricardo, iniciou sua trajetória aos 5 anos de idade na ALFA, atuou nas categorias de base da Portuguesa Londrinense, e em agosto deste ano foi admitido no Bryan College, em Dayton, no Tennesse, uma das melhores universidades do sul dos Estados Unidos, recebendo uma expressiva bolsa de estudos para compor a equipe de futebol da universidade.

#JornalUnião

Angelo Micheal Okendo, atleta americano, e o treinador Ricardo Teruel, após o treino na Portuguesa Londrinense -  Foto: Divulgação

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.