Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Cerca de 300 pessoas participaram, na segunda-feira (19 de setembro), do II Encontro de Categorias de Base de Futebol. O evento, resultado de uma parceria do Ministério Público do Trabalho no Paraná (MPT-PR) com a Coordenadoria Nacional de Combate à Exploração do Trabalho de Crianças e Adolescentes (Coordinfância) Federação Paranaense de Futebol, Secretaria Municipal do Esporte, Lazer e Juventude de Curitiba, Secretaria do Esporte e do Turismo do Estado do Paraná e com os clubes profissionais de Curitiba, teve como objetivo discutir e esclarecer questões relacionadas à formação de jovens atletas, relação dos jovens com agentes e clubes e os direitos fundamentais da infância e adolescência.

A maior parte do público era formada por jovens entre 14 e 17 anos, que integram as categorias de base do Clube Atlético Paranaense, Coritiba Football Club, Paraná Clube e também da Sociedade Esportiva Renovicente. Também estiveram presentes estudantes de Educação Física, técnicos desportivos, representantes da Ordem do Advogados do Brasil no Paraná (OAB-PR) e outros interessados no assunto, já que o evento foi aberto também ao público externo.

Bate-papo

Para abrir o evento, o jogador do Atlético Paranaense Paulo André foi entrevistado pelo jornalista Marcelo Fachinello e também foi questionado pela plateia. O zagueiro falou sobre sua experiência como jogador profissional, as dificuldades da profissão, carreira internacional e a importância do estudo para os jovens aspirantes a futebolistas. “O que eu poderia falar para vocês? O que eu gostaria de ouvir quando tinha sua idade? A verdade. Não é só jogar futebol”, disse ele a uma plateia atenta. “Vocês precisam conhecer o meio em que vivem, precisam estar atentos a direitos e deveres. E têm de saber a diferença entre ser e estar: hoje eu ‘estou’ jogador do Atlético, por exemplo. Mas o que eu ‘sou’ vai além. São meus valores, princípios e objetivos. Nunca se esqueçam disso.”

A segunda parte do evento foi o painel “Para ser um campeão – driblando os desafios da vida de atleta”, para a qual foram convidados os técnicos das categorias de base dos três principais times do Paraná. A mediação foi do ex-jogador Sérgio Prestes da Silva, o Serginho, que jogou no Esporte Clube Pinheiros (que, junto com o Colorado, originou o Paraná Clube). Durante quase uma hora, os coordenadores de base André Leite (Coritiba), Marcelo Vilhena (Atlético) e Marcos Matias (Paraná Clube) conversaram sobre a formação de atletas profissionais, importância de conciliar os estudos com os treinos e jogos, o convívio com jogadores profissionais e os desafios na vida do atleta. Um dos principais pontos abordados foi a dificuldade em conciliar o calendário de jogos com o calendário escolar, já que a maioria dos jogos acontece em período de aulas.

Direitos e deveres

A última atividade do Encontro foi uma palestra com o procurador do Trabalho e Coordenador Nacional da Coordinfância, Rafael Dias Marques. Atualmente procurador-chefe substituto da Procuradoria Regional do Trabalho da 8ª Região, com sede em Belém-PA, Marques foi responsável pela instituição da comissão do atleta – da qual a procuradora Regional do Trabalho no Paraná Cristiane Sbalqueiro Lopes, uma das idealizadoras do evento desta segunda-feira, faz parte. Essa comissão elaborou o manual “Formação Desportiva” para atuação dos procuradores do trabalho sobre o assunto. O programa desenvolvido pela comissão do atleta sobre o acompanhamento das condições de trabalho dos atletas em formação é um dos prioritários da Coordinfância, juntamente com o de aprendizagem e políticas públicas.

Marques destacou, em sua apresentação, a importância dos estudos e do conhecimento dos direitos e deveres para os jovens aspirantes à carreira de jogador de futebol. “Não desistam nunca do sonho de vocês. Mas estejam atentos às condições de trabalho e aos seus direitos. Caso percebam alguma irregularidade, não hesitem em denunciar ao Ministério Público do Trabalho”, comentou. As denúncias sobre irregularidades trabalhistas podem ser feitas pelo site do MPT-PR: https://peticionamento.prt9.mpt.mp.br/denuncia.

Para a procuradora do Trabalho Cristiane Sbalqueiro Lopes, o evento atingiu seu objetivo: integrar jovens e mantê-los atentos a questões que possam violar seus direitos.  “A melhor forma de prevenção contra a violação de direitos é a conscientização dos próprios sujeitos sobre o conteúdo e o alcance desses direitos”, disse.

Ascom/MPT/MP

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.