Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O futuro de Neymar no futebol europeu ainda é uma incógnita, principalmente com as negociações que acontecem entre o Paris Saint-Germain e o Barcelona. Com mais de seis anos atuando no velho continente, o brasileiro ainda busca um protagonismo para se destacar como um dos melhores do mundo. Os bons números e os vários títulos conquistados ainda não foram o suficiente para ele conseguir se aproximar de Messi e Cristiano Ronaldo. O retorno ao futebol espanhol pode ser o que falta para isso acontecer.

Apesar de algumas críticas recentes, o histórico de Neymar na Europa é grandioso. Logo após trocar o Santos pelo Barcelona, em 2013, o craque já conseguiu fazer uma temporada quase perfeita na Catalunha. Ao lado de Lionel Messi e Luis Suárez, ele conquistou a Liga dos Campeões, o Campeonato Espanhol e Copa do Rei da Espanha. Foram cerca de 186 jogos com camisa do Barça e incríveis 105 gols marcados.

A transferência de 222 milhões de euros para o Paris Saint-Germain foi uma grande surpresa, já que Neymar parecia ser o substituto ideal de Messi no Barcelona. Porém, o brasileiro buscava um protagonismo para conseguir chegar aos pés do argentino e também de Cristiano Ronaldo. Na França, o camisa 10 já fez 58 partidas e marcou 51 gols. São números grandiosos para quem sofreu com lesões nas duas temporadas que participou.

Porém, o relacionamento com o clube francês acabou esfriando. As eliminações da Liga dos Campeões desanimaram o brasileiro, que viu a oportunidade de um retorno ao Barcelona como salvação. Desde o final de junho, Neymar tem buscado deixar o PSG para um time em que possa voltar a ter chance de ser o melhor do mundo. Algo que não deve ser fácil, já que o valor cobrado pelos franceses é alto.

Sonhando com o Barça

O problema de Neymar no PSG, apesar de não ter afirmado, é possivelmente a falta de protagonismo do clube no cenário europeu. Mesmo com um elenco milionário e dominando o Campeonato Francês, o clube treinador por Thomas Tuchel tem dificuldades quando defronta equipes mais tradicionais. Na temporada passada, por exemplo, o clube caiu para o Manchester United, que não vive bom momento desde que precisou trocar de técnico.

Voltar ao Barcelona seria um caminho direto para a lista de principais favoritos a conquistar a Liga dos Campeões da Europa. As apostas de futebol indicam que, nesta temporada, Manchester City e Barça devem disputar o título europeu. No dia 22 de julho, a equipe inglesa aparecia com uma pequena vantagem contra os catalães. Enquanto o City tem 20% de chance de conquista, Messi e Suárez aparecem com 16,7% apenas. Pouca coisa de diferença.

No entanto, a vida de Neymar não se deve ficar restrita ao Barcelona. Outros clubes, como a Juventus e até mesmo o Real Madrid, já se mostraram interessados no brasileiro. O problema é o alto custo do jogador, que mesmo tendo um rendimento excelente é difícil de pagar. O brasileiro é um dos principais nomes dessa geração, porém ainda precisa se encontrar fora dos gramados para brilhar como um melhor do mundo. A torcida fica de olho nesta história, principalmente os brasileiros que já pensam no Mundial de 2022, no Catar.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.