Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O auditório da sede da CBF foi o palco do Prêmio Brasileirão 2016, a cerimônia de encerramento que premiou os melhores do campeonato. O evento, que aconteceu na noite desta segunda-feira (12), teve a transmissão ao vivo do canal SporTV e foi acompanhada por atletas, dirigentes, jornalistas e convidados. 

A seleção do campeonato foi escolhida por jornalistas de todo o Brasil por meio de votação. Nesse ano, o grupo foi formado basicamente por jogadores das quatro equipes melhores colocadas no campeonato: Palmeiras, Santos, Flamengo e Atlético Mineiro.

Ainda foram anunciados na noite os prêmios de melhor técnico, técnico-revelação, melhor árbitro e árbitro assistente, craque do campeonato e da galera, além do atleta revelação.  

Rogério Micale, técnico da Seleção Olímpica campeã da Rio 2016, recebeu uma réplica da medalha de ouro em nome da Comissão Técnica. O técnico de ouro foi lembrado pela conquista inédita e foi o primeiro premiado da noite. 

A primeira edição do e-Brasileirão corou o jovem Guilherme Fonseca, o Guifera, do Santos. Vice campeão mundial do PES, o jogador de apenas 17 anos, recebeu o prêmio conquistado na última quinta (8).

Um jogo não é só feito de jogadas bonitas, desarmes precisos e passes bem feitos. Dentro das quatro linhas, é importante respeitar o adversário e manter o profissionalismo para realizar uma partida bonita e agradável de se ver e torcer. E o Flamengo soube juntar todos esses elementos e ganhou o prêmio Flair Play. O meia Diego recebeu o troféu em nome do Rubro-Negro. Depois disso, chegou a hora de premiar cada um dos jogadores e técnicos eleitos como destaques do Brasileirão em 2016.

A seleção começou a ser montada pelo sistema defensivo, que teve três jogadores do Palmeiras. Com Jaílson no gol, a defesa da Seleção do Brasileirão foi completa com Jean e Yerry Mina, do Palmeiras, além de Geromel, do Grêmio, e Jorge, do Flamengo.

Personagens importantes de uma partida de futebol, os árbitros não poderiam ficar de fora. O trio paulista formado por Raphael Claus, Marcelo Van Gasse e Rogério Zanardo foi eleito o melhor do Brasileirão e receberam os troféus de melhor árbitro e melhores árbitros assistentes, respectivamente.

O Brasileirão 2016 também foi marcado pelos novos talentos que surgiram no futebol brasileiro. Um deles foi o meio-campista Vitor Bueno, do Santos, que foi eleito o Atleta Revelação do campeonato. Mas não foi só dentro das quatro linhas que os novatos foram lembrados. O técnico Jair Ventura, um dos responsáveis por levar o Botafogo à Taça Libertadores da América, acabou com o prêmio de Técnico Revelação do Brasileirão.

Entre os meio-campistas, a Seleção teve novamente três jogadores do Palmeiras entre quatro possíveis. Moisés, Tchê Tchê e Dudu foram os melhores jogadores de meio-campo do Brasileirão, ao lado de Diego, do Flamengo. O rubro-negro chegou ao Fla durante o campeonato e mudou o patamar do time no Brasileirão.

Depois do prêmio para os meias, foi a vez de conferir o gol mais bonito do campeonato, de acordo com a opinião dos internautas. Em votação na página oficial da CBF no Facebook, o gol marcado por Zé Roberto, contra o Santa Cruz, desbancou outros três candidatos pelo prêmio.

E se é para falar de gol, nada como lembrar dos grandes artilheiros do Brasileirão. Nesta edição, três jogadores dividiram a artilharia, com 14 gols: Diego Souza, do Sport Recife; Fred, do Atlético-MG; e William Pottker, da Ponte Preta. Mantendo a premiação no setor ofensivo, os dois melhores atacantes do Brasileirão foram homenageados. O ataque do campeonato foi formado por Robinho, do Atlético-MG, e Gabriel Jesus, do Palmeiras. Jesus ainda foi o escolhido como o Craque do Campeonato Brasileiro, um ano depois de ser o Atleta Revelação.

Do Palmeiras também veio o grande técnico da competição: Cuca. Campeão brasileiro pela primeira vez em 2016, Cuca foi o mais votado entre os comandantes do Campeonato Brasileiro.

O goleiro Danilo (in memoriam) da Chapecoense foi eleito o Craque da Galera. Dona Ilaídes recebeu o prêmio em nome do filho que foi vitima do acidente com o avião da equipe, que também levou a vida de profissionais da imprensa. Além da eleição, uma homenagem foi prestada a todos os falecidos na tragédia do dia 29 de novembro. 

Seleção do Brasileirão 2016: 

Goleiro - Jailson, Palmeiras

Lateral-direito - Jean, Palmeiras

Zagueiro - Geromel, Grêmio

Zagueiro - Yerri Mina, Palmeiras

Lateral-esquerdo - Jorge, Flamengo 

Volante - Tchê Tchê, Palmeiras

Volante - Moisés, Palmeiras

Meio-campo - Diego, Flamengo

Meio-campo - Dudu, Palmeiras

Atacante - Robinho, Atlético Mineiro

Atacante - Gabriel Jesus, Palmeiras

Melhor técnico: Cuca, Palmeiras

Técnico revelação: Jair Ventura, Botafogo

Jogador revelação: Vitor Bueno

Craque do campeonato: Gabriel Jesus, Palmeiras

Craque da galera: Danilo, Chapecoense

Gol mais bonito (#Facegol): Zé Roberto, Palmeiras  

CBF

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.