Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nutricionista Elaine de Pádua fala sobre alguns deles e dá dicas de receitas

Muitos alimentos, que são encontrados facilmente hoje no mercado, podem ser considerados afrodisíacos. Com o Dia dos Namorados chegando a nutricionista Elaine de Pádua aproveita para contar um pouco da história e das características de alguns deles.

A palavra afrodisíaca significa aquilo que excita ou restabelece os desejos sexuais, alimentos como o abacate, abóbora e a banana são frutas consideradas afrodisíacas por conta e seus formatos e aromas. Elaine explica que a banana é considerada um símbolo sexual por excelência. “A capacidade de estimular a libido está relacionada mais com a forma da fruta do que com as suas propriedades. Boa fonte de potássio (contribui para uma função muscular adequada) e de vitaminas do complexo B, a fruta também é essencial para a produção de hormônios sexuais”, explica.

A canela que é utilizada em lascas e em pó, é considerada afrodisíaca, além de ser anti-inflamatória, antimicrobiana, antioxidante, antisséptica, adstringente e um estimulante natural. Os citrinos, que são ricos em vitamina C, são frutos afrodisíacos que já fazem parte rotineira da nossa alimentação. A vitamina pode aumentar a quantidade de esperma produzido.

O chocolate, outro alimento muito vendido e facilmente encontrado nos dias dos namorados, contém uma substância especial: o alcalóide teobromina, que provoca uma excitação semelhante à da cafeína. “Devido à presença do aminoácido fenilalanina, o chocolate ajuda a liberar endorfinas, que nos cria uma sensação de força e bem-estar. Há quem diga que o chocolate causa a mesma euforia que sentimos quando estamos apaixonados”, comenta a nutricionista.

Segundo a especialista as framboesas são ricas em antioxidantes e beneficiam todo o sistema cardiovascular, além de na arte da sedução serem um convite ao amor e à paixão. Voltando um pouco na história, a menta foi a primeira planta medicinal utilizada com fins afrodisíacos, especialmente para as mulheres. “A menta é um estimulante suave do sistema nervoso e desobstrui as vias respiratórias (essencial para uma boa oxigenação). No entanto, tem outras utilizações, como por exemplo, para facilitar a digestão e afastar o mau hálito. Daí que em muitas refeições existem os licores de menta ou os chocolates com recheio de menta”, diz Elaine.

Sendo também um dos alimentos afrodisíacos mais antigos, consumidos pelos egípcios, gregos e romanos, a ingestão da pimenta leva a alterações fisiológicas no organismo, tais como aumento da transpiração, da circulação sanguínea e da frequência cardíaca, que são semelhantes àquelas vivenciadas no ato sexual.  A substância responsável pelos efeitos citados, chama-se capsaicina (substância encontrada no fruto das plantas) que também é um ótimo analgésico. Outro efeito causado por uma grande ingestão de pimenta é a estimulação dos órgãos genitais e da região urinária, o que também provoca uma sensação semelhante à excitação sexual e pode apimentar ainda mais a sua relação.

Esses alimentos podem ser encaixados em receitas diferentes, ou serem consumidos de maneira mais simples, a depender do gosto do consumidor.

Veja aqui algumas receitas especiais para este Dia dos Namorados:

Bolo de cacau sem farinha

Ingredientes

60mL de azeite

250g de biomassa de banana verde

5 ovos

50g de Castanha-do-Pará

¾ xícara de frutose

60g de cacau em pó

Modo de Preparo

1.    Bata no liquidificador os ovos inteiros com azeite por 3 a 5 minutos, passe na peneira;

2.    Em seguida bata novamente com os sólidos, agregue as castanhas delicadamente;

Asse em forno pré-aquecido, 160ºC, por 30 minutos.

Para a cobertura do bolo, pode ser usada geleia de pimenta.

Drink do Amor

Ingredientes

1 copo suco de maracujá (100ml)

Gelo a gosto

Gengibre raladinho (a gosto)

½ xicara de Leite de coco 

30 ml Conhaque

Preparo

Bater no liquidificador os ingredientes, tomar imediatamente.  Rende duas porções.

Elaine de Pádua

Nutricionista pós-graduada em Nutrição nas Doenças Crônico-Degenerativas pelo Instituto de Pesquisa e Ensino do Hospital Israelita Albert Einstein. Especialista em Adolescência para equipe multidisciplinar pela Universidade Federal de São Paulo - UNIFESP. Pós-graduada em Nutrição Funcional pela Universidade Cruzeiro do Sul. Atualmente é mestre pela UNIFESP.  Autora do Livro “O que tem no prato do seu filho?”, Editora Alles Trade. Ministra palestras em diversas empresas como Nestle, Itaú Unibanco, Bovespa, Grupo O Boticário etc.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.