Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ingredientes

Cebola caramelizada:

- 4 cebolas médias (800 g)

- 2 colheres (sopa) de azeite (30 ml)

- 3 colheres (sopa) de vinho do Porto (45 ml)

- Sal

Montagem

- 1 peça de Queijo Prato Zero Lactose Tirolez (500 g)

- 1,2 kg de batatas

Modo de Preparo

Cebola caramelizada: corte as cebolas em formato de meia-lua em uma espessura fina (3 mm). Aqueça o azeite em fogo médio em uma frigideira grande e de fundo grosso (ou antiaderente). Reduza para fogo mínimo e coloque as cebolas. Mexa constantemente até notar que a cebola está com uma cor levemente dourada e que a frigideira está bem seca. Adicione 4 colheres (sopa) de água (80 ml) e o vinho do Porto e mexa bem. Deixe a cebola caramelizar por mais 5 minutos até que fique bem dourada. Retire-a do fogo e tempere-a com sal.

Montagem: escolha uma travessa de cerca de 21 x 18 cm ou uma travessa oval média (26 x 18 cm). Divida o queijo prato em três partes. Corte duas partes em fatias bem finas e rale a terceira parte. Descasque as batatas e corte-as em fatias bem finas (2 mm). Arrume-as em um refratário em fileiras, sobrepondo-as para formar um desenho como o de uma escama de peixe. Faça duas camadas de “escamas de batata” tempere com sal e cubra com metade da cebola caramelizada. Distribua as fatias de queijo prato e faça mais uma camada de batata, polvilhe sal e espalhe o restante da cebola. Distribua as últimas fatias de queijo. Faça mais uma camada de batatas e finalize polvilhando o queijo prato ralado.

Leve para assar a 180 ºC em forno preaquecido e deixe por cerca de 30 minutos ou até que o queijo prato esteja gratinado. Retire do forno e sirva quente puro, acompanhado de legumes cozidos no vapor, como vagem, brócolis e cenoura, ou mesmo acompanhando carnes ou frango assados ou grelhados.

Dicas:

- Corte as batatas em fatias finas e regulares para que assem durante o tempo em que estiverem no forno. Se precisar, utilize um fatiador de legumes tipo mandolin.

- Quanto mais caprichado for o desenho de escama, mais bonita ficará a apresentação na hora de servir.

- Durante o preparo, caso a cebola comece a grudar no fundo da frigideira, diminua mais o fogo e respingue um pouco de água para umedecer.

Tempo de preparo: 30 minutos

Rendimento: 10 porções.

(tirolez.com)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.