Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Moqueca é um clássico da culinária Brasileira, um prato que representa bem o nosso país e sua extensa costa marítima, rica em peixes e frutos do mar fresquinhas. As duas moquecas mais famosos são a Capixaba, que é mais leve a base de peixe como badejo e robalo, vai azeite e ganha sua bela cor com Urucum (coloral) a outra versão é Baiana, rica em sabores fortes, com pimentão de varias cores, azeite de dendê e leite de coco. Os dois geralmente acompanham arroz branco e pirão e cada um do seu jeito é uma delicia, além de serem pratos fáceis de fazer, saudáveis e com varias possíveis variedades para nunca cair na mesmice.

Quando você quiser um jantar rápido, esta é uma excelente opção, com uma panela de fundo grosso, um bom peixe branco fresco e alguns temperos, não tem como não ficar gostoso. Para esta, minha versão de Moqueca ficar completo e ser mais rápido eu acrescento batata barroa já cozida e com o peixe, camarão, leite de coco e um pouquinho só de azeite de dendê fica um espetáculo... Espero que gostem... Bom apetite...

Ingredientes p / 4 pessoas 

- 600 gramas de peixe fresco de sua preferência (robalo, cação, garoupa etc...) 
- 3 dentes de alho amassados 
- 1 limão Taiti (raspas e suco) 
- 1 cebola em rodelas finas 
- 1 pimentão vermelho pequeno - 1 pimentão amarelo pequeno - 1 pimentão verde pequeno 
- 2 tomates italianos em fatias 
- 1/2  pimenta dedo-de-moca em rodelas bem finas 
- Cheiro verde fresco picado (a mistura de salsinha e cebolinha)

- 4 unidades de Batata barroa ou mandioquinha já cozida em rodelas

- 12 unidades de Camarões cinzas grandes

- 1 vidro de Leite de coco

- 1 colher de sopa de óleo de dendê

- 1 caldo de peixe  (dissolver dentro de uma panela com 1 litro de água fervente)

Opcional: Folhas de coentro frescas para finalizar 

Modo de preparo 

Para iniciar a receita, tempere o peixe (cortado em pedaços pequenos) com os dentes de alho amassados, as raspas de limão, o sal e por cima esprema o suco do limão. Deixe o peixe repousando para pegar o gosto dos temperos.

Enquanto isso, fatie os três tipos de pimentão em pedaços bem finos. Corte a cebola e os tomates em rodelas bem fininhas. Pique um punhado de cheiro verde e também um pedaço de pimenta dedo de moça.

Dica: Fica mais fácil preparar todos os temperos antes, juntar tudo num prato e quando pronto começar a montagem.

Prepare as batatas barroas cozinhando-as em água já cortadas em rodelas.

Coloque azeite numa panela e comece a montar a 'cama' que vai receber o peixe. Faça a base com as rodelas de cebola, um pouco dos pimentões das 3 cores, algumas fatias do tomate e, por fim, algumas batatas. Tempere com sal e azeite de oliva.

Lembre-se: não coloque todos os ingredientes na base, só a metade, pois após colocar o peixe ainda terá que fazer uma nova camadas. Com exceção da cebola, que pode ser toda colocada na base para dar uma leve dourada.

Em seguida, já entre com os pedaços de peixe. Por cima, coloque cheiro verde e a pimenta picada.

Faça mais uma camada com pimentão, batata e tomate.

Coloque os camarões por cima e regue com o azeite de oliva e tempere com mais um pouco de sal e o cheiro verde.

Com o caldo de peixe quente, use uma concha para transferir o caldo para a panela da moqueca. Coloque a quantidade até cobrir quase toda a moqueca. Cubra a panela com uma tampa e deixe o fogo no médio.

Cerca de oito minutos depois, os ingredientes já estarão cozidos. No final, coloque o leite de coco e o azeite de dendê. Finalize com um pouco mais de cheiro verde fresco e se quiser com algumas folhinhas de coentro fresco. E é isso, sirva e bom apetite!

Heaven Delhaye - Chef/Apresentadora - Heaven's Produções - www.heavendelhaye.com.br - (Fabiano de Abreu/Asimp/MFAss.)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.