Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Uma das épocas mais saborosas do ano está chegando: pé de moleque, arroz doce, cachorro-quente, quentão... a lista de comidas típicas de festa junina e do São João é longa, mas também é grande a concentração de açúcares e carboidratos presente nesses alimentos que tornam as iguarias destas festividades inimigas da dieta.
Para ajudar você a desfrutar das deliciosas comidas sem peso na consciência e na balança, a coach nutricional Gabi Lodewijks, criou três versões saudáveis e nutritivas, sem abrir mão do sabor, de tradicionais receitas de festa junina, com ingredientes menos calóricos e amigos da dieta e da sua saúde.
Cada um dos três pratos apresentados traz além de sabor e poucas calorias muitos benefícios para a saúde: “com a substituição dos ingredientes obtém-se não apenas uma redução de calorias e açúcares totais, mas um ganho em benefícios como diminuir o risco de doença cardíaca, prevenção do Alzheimer e até mesmo do diabetes”, conta Gabi.
Confira as receitas saudável de Gabi Lodewijks para um São João fit e saboroso:

Pipoca com tomilho e cúrcuma


Ingredientes
2 colheres de sopa de óleo de coco
1 ramo de tomilho fresco
1 xícara de chá de milho para pipoca
Cúrcuma em pó
Pimenta do reino a gosto
Sal do Himalaia a gosto
Modo de Preparo
Em uma panela, coloque o óleo e o ramo de tomilho. Deixe refogar, por aproximadamente, 40 segundos. Acrescente o milho de pipoca. Mexa a panela tampada em sentido circular para os grãos não queimarem ou faça na pipoqueira. Deixe no fogo até estourar todo o milho. Depois de pronto, tempere com a cúrcuma, a pimenta e o sal.

Benefícios para a sua saúde
A cúrcuma é um ótimo anti-oxidante e anti-inflamatório, pode ajudar a diminuir o risco de doença cardíaca, ajuda a prevenir e até tratar o câncer e também seu consumo é muito indicado para o tratamento e prevenção do Alzheimer.

Arroz doce  integral

1L de leite de côco ou de amêndoas
1 pau de canela
1 xícara de açúcar de côco
1 xícara de arroz integral.
Modo de Preparo
Cozinhe o leite de côco junto com a canela e o açúcar até levantar fervura e adicione o arroz. Baixe o fogo e mexa de vez em quando ate secar e ver que o arroz já está macio.  Para que fique bem cremoso é importante deixar o fogo baixo. Sirva e polvilhe canela.
Benefícios para a sua saúde
O arroz integral por não ser descascado nem refinado é mais rico em fibras e vitaminas.
O leite de coco tem  função  antifúngica e antiviral e o  leite de amêndoas  indicado  para quem quer emagrecer, ou esta simplesmente controlando o peso e também indicado para pessoas que  tem problemas de gastrite, é rico em zinco, cálcio, magnésio, ferro e potássio e tem o poder de aumentar o HDL e diminuir o LDL (colesterol bom e ruim, respectivamente).
Gosto muito do açúcar de coco  que é considerado um dos melhores substitutos para o açúcar tradicional de cana. Ele é cheio de nutrientes e  contem diversas vitaminas, como as  do complexo B (B1, B2, B3 e B6), rico em vários minerais como o potássio, o zinco, o ferro e o magnésio, alem de ter um baixo indico glicêmico.

Tapioca com goiabada e queijo

Ingredientes
2 colhe de goma de tapioca
Goiabada
Queijo branco
Modo de Preparo
Fazer a tapioca na frigideira anti-aderente e quando estiver pronta rechear com queijo e goiabada. Ótima combinação
Benefícios para a sua saúde
Tapioca não contem glúten e se combinada com uma proteína no recheio ajuda a equilibrar o índice glicêmico, sendo ótima opção para quem quer emagrecer. Pode incluir algum tipo de fibra no preparo como chia ou inhaca, o que ajuda na saciedade e reduz o índice glicêmico. Gorduras boas também são ótimas opções, como abacate, castanhas trituradas, óleo de coco, azeite. A goiabada da um toque e sabor especial. Fica uma delícia.

Hebert Neri/MF Press Global 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.