Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Para começar, o método mais indicado para fritar doces é a fritura por imersão, ou seja, mergulhar o alimento em óleo quente. É importante estar atento à temperatura do óleo, pois se estiver em temperatura muito fria, deixará o alimento gorduroso. Já o óleo muito quente traz o risco de deixar o alimento cru por dentro.

Se você está fritando uma massa pré-cozida, como churros, por exemplo, o ideal é usar óleo mais quente, entre 170 °C e 180°C. Para o caso de massas cruas, uma temperatura mais baixa, entre 160 °C e 170°C, é ideal. Lembre-se de sempre retirar os pedacinhos de massa que ficam no óleo para manter a qualidade da fritura. Por fim, sempre que retirar os doces do óleo, coloque-os sob um papel absorvente para que reter o excesso de óleo.

Seguindo estas dicas de Isabela, você terá doces deliciosos e sequinhos. Agora, coloque as dicas em prática com duas receitas que vão encantar a família.

Sonho Isabela

Ingredientes

Massa

250 ml de leite morno

2 colheres (sopa) de fermento biológico seco

4 colheres (sopa) de açúcar

2 colheres (sopa) de manteiga

3 ovos

½ colher (chá) de sal

5 xícaras (chá) de Farinha De Trigo Isabela

Farinha De Trigo Isabela para polvilhar e sovar o quanto baste

Recheio

1 litro de leite

1 e ½ de xícara (chá) de Farinha De Trigo Isabela

1 xícara (chá) de açúcar

3 gemas peneiradas

1 colher (chá) de essência de baunilha

Para Fritar e Finalizar

Óleo para fritar por imersão o quanto baste

Açúcar de confeiteiro para polvilhar a gosto

Modo de Preparo

Massa:

- Em uma tigela grande, misture o leite morno e o fermento biológico, cubra com um pano de prato e aguarde 5 minutos.

- Acrescente o açúcar, a manteiga, os ovos e o sal. Misture bem e vá adicionando a farinha aos poucos.

- Transfira a massa para uma superfície lisa, polvilhada de farinha e sove por cerca de 15 minutos, em movimentos de estica e puxa, acrescentando se necessário mais farinha. A massa não pode estar grudando nas mãos e deve ficar bem lisa e uniforme.

- Retorne a massa para a tigela, agora polvilhada de farinha, cubra com o pano e deixe descansar em lugar quentinho. Aguarde até dobrar de volume, cerca de 1 hora.

- Porcione a massa em 20 partes iguais, boleie uma a uma, coloque em assadeira untada com farinha, uma distante da outra, pois irão dobrar de tamanho, cubra com o pano novamente e leve para um lugar quentinho para crescer mais uma vez.

- Aqueça o óleo para fritar por imersão. Atenção: pois a temperatura não pode estar muito quente. Frite ambos os lados dos sonhos até dourar e deixe escorrer em papel absorvente. Aguarde esfriar, corte ao meio sem separar as duas partes e recheie

Recheio:

- Em uma panela, misture bem o leite e a farinha de trigo.

- Adicione os demais ingredientes e leve ao fogo médio para cozinhar até virar um creme grosso.

- Mexa sempre durante o cozimento para evitar que grude no fundo da panela e crie grumos.

- Transfira o creme para uma tigela, cubra com filme plástico em contato com o creme e aguarde esfriar completamente. Refrigere.

- Na hora de rechear, retire o creme da geladeira e bata vigorosamente até ficar um creme maleável. Transfira o creme para um saco de confeiteiro e recheie os sonhos.

Dica:

- Deixe reservado um pouco mais de farinha para sovar a massa e/ou ajustar a textura da massa. Se quiser fazer o recheio de chocolate, adicione 60g de cacau em pó peneirado ao creme já pronto e ainda quente. Se preferir assar, use forno a 200º C por de 35 a 40 minutos.

Bolinho de Chuva

Ingredientes

Massa

2 e ½ xícaras (chá) de Farinha de Trigo Isabela

1 xícara (chá) de açúcar

½ colher (sopa) de fermento em pó químico

1 pitada de sal

3 ovos

150 ml de leite

À parte

Raspas de ½ limão

Óleo para fritar

Açúcar com canela a gosto para empanar

Modo de Preparo

Preparo da Massa

- Em uma tigela, misture todos os ingredientes secos, peneirados.

- Junte os ovos e misture bem.

- Adicione o leite aos poucos, mexendo, até formar uma massa lisa e espessa. A massa tem que ficar em uma textura de brigadeiro de colher. Caso precise, adicione mais um pouco de leite.

- Coloque as raspas e reserve.

Fritando a Massa

- Aqueça óleo o suficiente para fritar os bolinhos por imersão em uma panela média ou uma frigideira de bordas altas. Deixe o fogo de médio para baixo.

- Com o auxílio de duas colheres pequenas, em colheradas, faça as bolinhas e frite até douradas.

- Seque em papel absorvente e passe no açúcar com canela. Sirva morno.

(www.isabela.com.br)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.