Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Ingredientes:

- 8 tâmaras Jumbo (retirar o caroço)

- 3 col. de sopa de farinha de amêndoas ou de coco ralado

- 2 col. de sobremesa de cacau em pó 100℅ de boa qualidade

-1 col. de sopa de extrato de baunilha

Modo de preparo:

Bata todos os ingredientes no processador até virar uma massa fácil de moldar. Ela vai "descolar" e virar uma massa lisa e redonda - esse é o ponto. Enrole tipo brigadeiro e passe no cacau, no coco ralado ou em lascas de amêndoas.   

Tempo de preparo: em média 20min.

Porções: rende 10 trufas pequenas.

Dica da nutri: um bom horário de consumo para obter os benefícios terapêuticos é sempre após do almoço. Vale lembrar que as trufas duram até dez dias se conservadas na geladeira.

Benefícios terapêuticos: As tâmaras são uma fonte doce sem que a gente precise usar açúcar, apesar de ter um nível maior de carboidratos – o que interfere em pessoas com diabetes ou em processo de emagrecimento –, a sinergia dessa receita diminui e muito o índice glicêmico, ou seja, o pico que o carboidrato daria normalmente quando ingerida sozinha não acontece. Elas também têm propriedades revigorantes, energéticas, diminuem o cansaço e ajudam a relaxar a musculatura, já que ela é rica em potássio. Quando feita a união com a farinha de amêndoas (alimento rico em vitamina E), diminui-se também as inflamações causadas pelo estresse. Já o cacau, um dos alimentos mais antioxidantes que existe, atua diminuindo o cansaço, melhora a depressão, além de melhorar a saúde cardiovascular e a diabetes. Por fim, mas não menos importante, o extrato de baunilha entra para dar mais sabor e ainda ajuda no estresse.

(Aline Quissak é nutricionista com especializações no Canada e Estados Unidos, pesquisadora científica em alimentos terapêuticos aplicados tanto na saúde quanto em doenças. É especialista em nutrição genética, pacientes críticos, oncologia, psicologia da nutrição e alimentação funcional. Para mais informações acesse suas redes sociais @nutri_secrets.)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.