Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Dentro de casa, só a verdade

Certa vez, entrevistei meu esposo para o meu canal no Youtube: #emfamília com Paula Guimarães. No fim de cada entrevista, entrego aos convidados uma plaquinha com uma hashtag #naminhacasaéassim, que significa o que não pode faltar na casa de cada um.

Então, ele respondeu com a plaquinha na mão: #naminhacasaéassim… não pode faltar a verdade.

Eu disse: “Mas, às vezes, a verdade pode doer, não é Filipe?”. Rapidamente, ele respondeu: “Mas é a verdade, Paula! E a verdade liberta!”.

Como viver em família mascarando a verdade?

Não sei como é na sua casa, mas você já pode tomar a decisão de assumir a verdade em seu lar. Essa será sempre a melhor escolha.

Podem existir situações complicadas, mas deixe o passado na mão de Deus e siga decidido a viver assim em seu lar. Se você tem filhos, é importante já ir passando para eles, desde os primeiros anos de vida, que a verdade sempre é o melhor caminho. E as crianças são espertas, elas gravam as atitudes mais do que as palavras.

Se elas presenciam os pais mentindo, até mesmo em pequenos atos, eles vão gravar que mentir é normal. E não existem pequenas ou grandes mentiras, mentira é mentira, e ela pode destruir um lar, um relacionamento.

A realidade pode ser dura, mas é preciso a enfrentar com  e transparência; assim, todos entenderão que não podemos fugir dos problemas nem mascarar uma situação. Os problemas temos de enfrentar, e se puder ser junto, será melhor.

Diálogo verdadeiro

No relacionamento do casal, aí que não pode faltar verdade mesmo! Se algo está incomodando seu coração, pergunte, converse, ache o melhor momento, mas não engula para si as dificuldades entre vocês. Isso pode virar um vulcão dentro de você.

Se em seu lar você foi traído e conseguiu perdoar, decidiu continuar junto do seu cônjuge, imagino que você dê mais valor à verdade ainda.

Seja transparente sempre, em qualquer situação! Isso também vale nas despesas financeiras, com o que cada um gasta, como tem empenhado o seu dinheiro. É com os gastos de casa? Tem acumulado dividas com coisas supérfluas?

Transparência e verdade sempre, pois a mentira pode gerar um ciclo vicioso e destrutivo.

Palavra de Deus nos ensina: “Pois não existe nada escondido que não venha a ser revelado, ou oculto que não venha a ser conhecido.” (Luc 12,2)

Paula Guimarães é missionária da Comunidade Canção Nova, administradora, jornalista, apresentadora da TV Canção Nova e mestre em Comunicação
e Semiótica pela PUC-SP. Ela é autora dos livros “Como ser feliz em família – 15 passos para encontrar felicidade em seu lar”, “Esperança, cadê você? O que fazer para não entrar em desespero” e “TV Canção Nova – A vida por trás das câmeras” pela Editora Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.