Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Nesta quinta-feira (7), os agentes de endemias começam um trabalho de conscientização junto aos moradores da região norte de Londrina. A iniciativa, realizada juntamente com catadores da cooperativa Coper Região, visa incentivar a correta separação do lixo reciclável e destacar a prática como ferramenta importante no combate ao Aedes aegypti. De acordo com dados da Secretaria Municipal de Saúde, a região da cidade com maior percentual de infestação é a norte, com 5,20% dos imóveis com focos.

Como boa parte dos casos está relacionada ao acondicionamento e descarte inadequados dos resíduos, a proposta é que ação contribua para a diminuição dos criadouros do inseto transmissor da dengue, Zika Vírus e Chikungunya. As atividades começam na avenida Claudete de Souza, em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) do Parigot de Souza, e se estendem até a região do conjunto Chefe Newton. A expectativa é que, gradativamente, a mobilização contemple todas as regiões da cidade.  

Para tanto, inicialmente serão distribuídos 26 mil panfletos aos moradores. Para atingir o maior número possível de residências e condomínios, está programada a confecção de outra leva com mais 150 mil unidades. Produzido por servidores da Companhia Municipal de Trânsito e Urbanização (CMTU), o material informativo teve como responsável pela impressão a Tetra Pak, empresa que já mantém parceria com poder público local para a execução de ações educativas.

Segundo a analista ambiental da CMTU, Eliene Moraes, a ação visa reforçar junto aos moradores a ideia de que, além de trazer benefícios ao meio-ambiente e gerar trabalho e renda aos catadores, a segregação e correta destinação do lixo é fundamental no combate ao Aedes. “Por meio do trabalho porta a porta dos agentes de endemias, queremos desenvolver uma grande campanha de mobilização. A intenção é ampliar a coleta seletiva e reduzir a quantidade de itens recicláveis conduzidos à Central de Tratamento de Resíduos (CTR)”, contou.

Treinamento – A iniciativa de conscientização é desdobramento da parceria iniciada em agosto entre CMTU e Secretaria Municipal de Saúde, quando servidores da companhia ministraram treinamento aos agentes de endemias. A capacitação envolveu informações sobre a relação entre o acúmulo de lixo e as formas de reprodução do mosquito da dengue, resultando num trabalho de sensibilização desenvolvido em setembro com os moradores do Heimtal.

N.com

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.