Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Projeto “Aprendendo com a Melhor Idade” promove memória e interação entre gerações

O Dia dos Avós é celebrado em 26 de julho em homenagem à festa de Sant’Ana e São Joaquim, pais de Maria e avós de Cristo. A data foi criada pelo Papa Paulo VI e marca a relação especial que avós e netos compartilham. Afinal de contas são eles que apoiam tanto os pais como as crianças e também saem ganhando com a interação.

A experiência na criação, o afeto, o tempo e o ponto de vista diferenciado agregam experiências marcantes para os netos. Os pais podem dividir tarefas e otimizar o dia a dia ao mesmo tempo em que os laços familiares se fortalecem. E para os avós, a valorização e a chance de participar da vida e educação dos netos são pontos fortes, explica a professora do Colégio Marista Maringá, Nilda Tiseu.

Por estarem cada vez mais presentes na rotina e na vida das crianças, as escolas estão também integrando os avós em suas ações de interação com a família. Em Maringá, há mais de dez anos existe o projeto do Colégio Marista Maringá “Aprendendo com a Melhor Idade”, que reúne diferentes disciplinas e resgata por meio de pesquisas e ações práticas a infância dos avós/bisavós dos alunos e a relação das crianças com esta fase da vida. “Além de preservar a memória, motivamos a valorização e o respeito para com os idosos”, afirma a coordenadora do Ensino Fundamental Anos Iniciais do Colégio Marista Maringá, Cláudia Hara Hashimoto.

Na abertura das atividades do projeto, os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental participam com seus avós de pesquisas sobre brincadeiras infantis antigas, como bola de gude, corda, amarelinha, dentre outras. Em outra etapa, as crianças visitam o Lar dos Velinhos e passaram um dia de integração com os idosos da instituição.

Por ser interdisciplinar, vários ângulos são explorados. Na aula de Matemática, os resultados são avaliados e se transformam em gráficos que mostram padrões entre a turma. Na aula de Artes, a pesquisa sobre as brincadeiras se aprofunda e a prática vem na hora da Educação Física. E como não podia deixar de ser, o encontro final é recheado de receitas gostosas que fazem parte da história das famílias dos alunos.

Asimp/Rede Marista de Colégios

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.