Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Lançamento acontecerá durante o 36º Show Rural Coopavel, em Cascavel (PR); dados do BB mostram que mais de 100 milhões de hectares de pastagens possuem degradação moderada ou severa

O Banco do Brasil formalizará acordo de cooperação com parceiros de inovação iRancho, Traive e MyCarbon (subsidiária da Minerva Foods focada em desenvolvimento e comercialização de créditos de carbono) para promover um modelo de negócio viável e sustentável que permite a modernização da pecuária de corte e o aumento da lucratividade. No modelo de negócio, testado em um projeto piloto em Araguaína (TO) em outubro de 2023, além de ofertar o crédito rural para a recuperação de pastagens, foram apresentadas soluções de gestão, rastreabilidade e crédito de carbono que, se utilizadas de forma integrada, trarão benefícios para toda a cadeia produtiva. A parceria também inclui o compromisso do BB de destinar crédito para o financiamento desses pacotes tecnológicos.

A iniciativa está alinhada com o Decreto 11.815/2023, que cria o Programa Nacional de Conversão de Pastagens Degradadas em Sistemas de Produção Agropecuários e Florestais Sustentáveis (PNCPD), cuja finalidade é promover e coordenar políticas públicas destinadas à conversão de pastagens degradadas em sistemas de produção agropecuários e florestais sustentáveis.

Levantamento do Banco do Brasil revela que cerca de 101 milhões de hectares de pastagens no Brasil possuem níveis de degradação que variam de moderado a severo, resultando em perdas substanciais de produtividade. Apenas no período de 1º de julho a 10 de novembro, durante a safra 2023/24, foram alocados R$ 507 milhões para a recuperação de cerca de 111 mil hectares.

Para o diretor de Agronegócios e Agricultura Familiar, Jayme Pinto Júnior, “o PNCPD tornará a pecuária brasileira ainda mais produtiva e sustentável, fato que reforça o protagonismo do agronegócio brasileiro no mercado mundial e atraí investidores".

O anúncio oficial será feito durante o 36º Show Rural Coopavel. A cerimônia contará com a apresentação detalhada do programa e será acompanhada por palestras técnicas de relevância. “A pecuária brasileira está prestes a dar um salto significativo em direção a um futuro ainda mais sustentável”, acrescenta Jayme.

Asimp/ Banco do Brasil

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.