Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O país será representado pela ministra das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos

A ministra Nilma Lino Gomes (Das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos) participa da 31ª Sessão Ordinária do Conselho de Direitos Humanos das Nações Unidas, que acontece em Genebra, Suíça, no período de 29 de fevereiro a 24 de março. Com uma agenda de três dias, ela participará das atividades do Painel de Alto Nível, que será realizado até quarta-feira (2/3).  A ministra fará um discurso na cerimônia de abertura, hoje (29), que será presidida pelo Alto Comissariado para os Direitos Humanos, Zeid Ra´ad Al Hussein, e terá a presença do secretário-geral da ONU, Ban Ki-Moon.

A agenda inclui, nos dias seguintes, encontros bilaterais com ministros de outros países e participação em debates sobre direitos humanos e questões relacionadas aos afrodescendentes. Na terça-feira (1/3), a ministra se reunirá com Zeid Ra´ad Al Hussein, com quem se encontrou em dezembro de 2015, quando o Alto Comissariado esteve em Brasília para participar da Reunião Regional sobre a Década Internacional dos Afrodescendentes, realizada na capital federal. Na ocasião, ela destacou as políticas e ações realizadas pelo governo brasileiro no âmbito da igualdade racial e garantia dos direitos humanos, tema, que, segundo Hussein, "exige maior sensibilização, com a eliminação da violência sob todos os aspectos".

A Sessão Ordinária da ONU contará com a presença de autoridades de todo o mundo, que irão discutir assuntos de interesse e preocupação internacional, a exemplo da luta contra o terrorismo, das mudanças climáticas e dos direitos das pessoas com deficiência, entre muitos outros. Na terça-feira (1/3), o Conselho realizará um painel sobre o 50º aniversário dos Pactos Internacionais sobre o Direitos Civis, Políticos, Econômicos e Sociais.

Conselho de Direitos Humanos

O Conselho é um órgão intergovernamental no Sistema das Nações Unidas, responsável por fortalecer a promoção e proteção dos direitos humanos em todo o mundo. Foi criado pela Assembleia-Geral em 2006 (Resolução 60/251), sendo considerado o herdeiro da extinta Comissão de Direitos Humanos (1946-2006). É composto por 47 países, eleitos pela maioria dos 192 Estados Partes da Assembleia-Geral para um mandato de três anos. O Brasil está concorrendo a uma cadeira no colegiado na próxima eleição, que será realizada em outubro de 2016.

Asimp/Ministério das Mulheres, da Igualdade Racial e dos Direitos Humanos

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.