Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Obras de Lúcia Araujo entram em cartaz no Dia da Consciência Negra

A Câmara dos Deputados inaugura na segunda-feira (20/11), no Espaço do Servidor, no Anexo 2, a mostra “Continente Mãe”, da artista plástica Lúcia Araujo. Promovida pelo Centro Cultural da instituição, a mostra reúne 18 pinturas a óleo sobre tela e um estandarte de técnica mista. As obras ressaltam a riqueza cultural e visual do congado e de outras manifestações afro-brasileiras, como a dança afro e o bumba meu boi.

Os retratos partem de uma pesquisa realizada por Lúcia Araujo sobre as festividades e personagens do congado, especialmente o mineiro, entre 2016 e 2019. A série teve como referencial um banco de fotos que a artista produziu durante visitas a cultos e festas em Minas Gerais.

A série “Continente Mãe” tem como objetivo valorizar e divulgar aspectos dessas expressões culturais, importantes para refazer a relação brasileira com o continente africano e promover avanços na desconstrução do racismo estrutural.

Lúcia Araujo nasceu em Belo Horizonte, em 1958, onde vive e trabalha atualmente. É psicóloga clínica e graduou-se em Artes Plásticas pela Universidade do Estado de Minas Gerais – Escola Guignard, com habilitação em Pintura em 2015 e Serigrafia em 2016. Participou de exposições em Belo Horizonte, São Paulo e Ouro Preto.

Asimp/Câmara dos Deputados

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.