Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Entre os dias 01 e 18 de fevereiro de 2018 estará ocorrendo a Segunda caminhada internacional do Caminho das Missões. O roteiro sairá das Cidades de Corpus e San Ignácio (Mini), na Província de Missiones, Argentina e depois de 420 km chegará a Santo Ângelo – RS – Brasil.

A primeira caminhada ocorreu de 12 a 29 de outubro de 2017 e reprisa a grande oportunidade de uma caminhada épica nas velhas estradas dos Jesuítas e Guaranis. São 5 Patrimônios Culturais da Humanidade, um conjunto importante de patrimônios nacionais e cidades encantadoras, todas ligadas aos 160 anos (1609 e 1768) da “principal experiência do cristianismo”, como diz Muratori no seu livro ‘Cristianismo Feliz dos Jesuítas na América’, de 1742.

Com a criação da Província Jesuítica do Paraguai, viveu-se um modelo único na humanidade, reconhecido pela UNESCO, no documento que torna as Missões Patrimônio Mundial, como “uma experiência sem precedentes na história dos povos”. O mundo redescobre a ‘grande experiência’ e o MERCOSUL se prepara para mostrar o maior roteiro de caminhadas da América em setembro de 2018 quando as caminhadas sairão do Paraguai, daí com 30 dias de peregrinação, unindo os 30 Povos Missioneiros.

Pesquisa realizada indicou o que os peregrinos pensam sobre as caminhadas: “É uma experiência única, onde se pode sentir o desvencilhamento de tudo aquilo que incomoda o interior da gente... Essa viagem foi intensa, única e transformadora. Saí do Caminho das Missões com a certeza de que vou voltar”. “Mudou os conhecimentos históricos referentes à vida dos Guaranis e Jesuítas, além das características da cultura gaúcha e seu povo acolhedor”. “Trouxe-me uma experiência indescritível do ponto de vista emocional, testando limites do corpo físico e alimentando o corpo espiritual com toda a atmosfera que inunda o caminho.

Preenche-nos de forma a desfrutarmos sensações inexplicáveis”. Outro diz: “como turismo, paisagens fantásticas de coxilhas com plantações e reservas de matas que nos fazem sublimar o cansaço e desgastes. Vale apena!”. “Aprendi com longas caminhadas que precisamos muito menos do que carregamos na vida. Hoje procuro ser mais leve, viver mais leve, andar mais leve. Essa caminhada é um marco em minha vida”.

A caminhada internacional se transforma em nacional no Brasil com a sequencia do roteiro, pois enquanto da Argentina estão caminhando, nos dias 05/02 à 18/02 - 14 Dias, tem-se – São Borja a Santo Ângelo, sendo que de 05/02 a 10/02 - 06 Dias - São Borja a São Nicolau, onde os dois grupos se encontram e formam um terceiro grupo que sai de São Nicolau, então de 10/02 a 18/02 - 08 dias à Santo Ângelo. Este grupo passa por São Miguel e recebe novos peregrinos, daí com datas de 15/02 a 18/02 - 03 dias - São Miguel à Santo Ângelo.

Há outro grupo de caminhada de três dias que sai de São Miguel das Missões no período do carnaval - 10/02 a 13/02 - 03 dias e que peregrina até Santo Ângelo.

Para outras informações pelo site:  www.caminhodasmissoes.com.br

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.