Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Criada pela Rede Marista de Solidariedade, iniciativa disponibiliza dez vídeos educativos com orientações sobre como as crianças podem se defender e pedir ajuda

Em grandes eventos como as Olimpíadas Rio 2016, com o aumento da presença de turistas no Brasil, os riscos de violações de direitos humanos de meninos e meninas se intensificam, especialmente em relação à violência sexual. A fim de promover a autoproteção e orientar diretamente as crianças com idade, entre 5 e 11 anos, sobre como pedir ajuda nesses casos, a Rede Marista de Solidariedade, por meio do Centro Marista de Defesa da Infância, disponibiliza a série de vídeos da Campanha Defenda-se.

Dados do Disque 100 revelam a importância de toda a sociedade fortalecer as mobilizações neste período. Apenas em 2015 - em um ano sem eventos mundiais - o serviço de denúncia registrou 80.437 violações de direitos de crianças e adolescentes, das quais 17.583 foram de violência sexual. A maior parte dos casos referem-se a meninas e meninos de 4 a 11 anos (40%), seguidos por crianças e adolescentes de 12 a 17 (31%) e de 0 a 3 (16%).

Pensando na importância de orientar sobre o assunto, no site da Campanha Defenda-se estão disponíveis para download materiais educativos sobre autodefesa de crianças contra o abuso e a exploração sexual, além de dez vídeos em diferentes linguagens (LIBRAS, áudio-descrição, legendas em português, inglês e espanhol), que também podem ser ouvidos por meio de spots de 30 segundos para rádio.

“Acreditamos que por meio dos vídeos a criança consegue perceber no próprio dia a dia em quais situações está mais vulnerável, e que ações pode tomar para se prevenir da violência sexual, lembrando que sempre deve contar com um adulto de confiança. Além disso, educadores e profissionais que atuam no Sistema de Garantia de Direitos podem utilizar o material como forma de abordar o tema”, diz Vinícius Gallon, coordenador da campanha Defenda-se.

Todo o conteúdo dialoga com as crianças oferecendo orientações, tais como: usar pulseirinha de identificação com nome completo e contato dos responsáveis; estar sempre acompanhada de um jovem/adulto responsável e de confiança da criança; combinar com os pais ou responsáveis um local de referência, caso se perca; evitar ficar sozinho/a em locais escuros e que pareçam perigosos; se algo estranho acontecer, a criança deve contar para uma pessoa de confiança, discar o número 100 ou procurar o Conselho Tutelar, quando possível.

A Rede Marista de Solidariedade acredita que se bem informadas, as crianças podem ser agentes importantes na quebra deste ciclo de violência. “O objetivo do site é democratizar o acesso aos materiais da Campanha Defenda-se a todos que desejam promover algum tipo de mobilização de enfrentamento à violência sexual de crianças e adolescentes”, afirma Gallon.

A série de vídeos em suas diferentes linguagens está disponível no site do projeto, juntamente com documentos de referência sobre o enfrentamento à violência sexual e materiais para mobilização do tema nas mídias sociais: www.defenda-se.com.

Os temas das animações são:

1 – Não tenha medo nem vergonha de se defender -

2 – Proteja sua imagem

3 – Não aceite carona de estranhos

4 – Não dê informações pessoais a quem você não conhece

5 – Conheça e proteja o seu corpo

6 – Não aceite dinheiro ou presente em troca de carinhos

7 – No carnaval e nas férias, fique mais atento com sua autodefesa -

8 – Conheça e acesse os canais de denúncia -

9 – Identifique quais carinhos são bons e quais são abusivos -

10 – Meninas e meninos devem ser respeitados e ter os mesmos direitos 

Cíntia Gomes/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.