Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Apresentação do livro, que será lançado no evento

Hosana Brasil 2023, foi feita pelo Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro

Em cada uma das 543 páginas do livro, o leitor terá a oportunidade de conhecer “O Padre – A história de vida de Jonas Abib”, escrito por Dimas Künsch e pela jornalista Renata Carraro. A biografia do fundador da Comunidade Canção Nova traz experiências de vida do sacerdote que, a serviço da evangelização, viveu incansavelmente o lema escolhido para o seu ministério: “Feito tudo para todos”. A obra será lançada dia 9 de dezembro de 2023, às 9h40, durante o evento “Hosana Brasil”, em Cachoeira Paulista (SP), com a presença dos cofundadores da Comunidade, Luzia Santiago e Wellington Silva Jardim (Eto).

O Cardeal Orani João Tempesta, Arcebispo Metropolitano do Rio de Janeiro, fez a Apresentação do livro. “Um sacerdote que pregou pelo exemplo, pela escrita e pela palavra: falando ou cantando”, relembra Dom Orani. O arcebispo presidiu uma das missas do velório de padre Jonas, falecido em 12 de dezembro de 2022, aos 85 anos.

A Abertura da livro, intitulada “A semente”, está ligada ao Encerramento – “Fez-se tudo para todos”, pois a semente precisa morrer para brotar e dar frutos, conforme mensagem ouvida muitas vezes naqueles dias da partida do sacerdote para a eternidade: “O padre não foi sepultado, foi semeado”. Ao final da biografia, o leitor é convidado a percorrer uma “Linha do Tempo”, ilustrada com diversas fotografias.

Dividido em duas partes, compostas por sete capítulos cada, o livro revela a simplicidade de um grande escritor, músico, pregador, sacerdote, devoto de Nossa Senhora, homem de fé. Na primeira, episódios desde o nascimento de Jonas Abib até o seu ingresso, aos 12 anos, no seminário Salesiano, em Lavrinhas (SP). A segunda parte começa com sua ordenação sacerdotal (padre salesiano de Dom Bosco), aos 27 anos, em 8 de dezembro de 1964, na Solenidade da Imaculada Conceição de Maria.

Entre as histórias dessa segunda parte, detalhes do seu encontro pessoal com Jesus; o trabalho com a juventude; o papel que ocupou na Renovação Carismática Católica (RCC); o nascimento da Comunidade Canção Nova – nas palavras dele: “Eu recebi de Deus um carisma. O legado que eu deixo é o carisma Canção Nova” -, além de dois capítulos, que vale destacar: “A companheira de missão” e “O amigo”. Era assim que padre Jonas se referia aos cofundadores da Comunidade, Luzia e Eto.

Nas páginas da sua biografia, também são narrados os momentos difíceis que padre Jonas enfrentou, em especial na sua saúde. Na hora de seu nascimento, já correu risco de vida; na infância, aos dois anos, quase perdeu a visão; ao final do primeiro ano de Teologia, precisou ser submetido a uma cirurgia no duodeno, por causa de uma úlcera que ganhou nos três anos anteriores; aos 33 anos foi acometido pela tuberculose; passou por um período de depressão; teve pneumonias recorrentes; sofreu um infarto e foi diagnosticado com mieloma múltiplo, aos 84 anos.

Quando o padre voltou para casa, após ter recebido esse diagnóstico e ficado mais de um mês internado em São Paulo, disse à “companheira de missão”: “Deus só não me levou porque eu ainda tenho uma missão. E eu disse ao Senhor: “Eis-me aqui”. E o que ele fez? Nos seus últimos meses de vida, padre Jonas trabalhou na revisão do Estatuto Canônico da Comunidade, para adequá-lo às exigências do decreto promulgado pelo Dicastério dos Leigos, da Família e da Vida “Sobre o serviço da autoridade”. O fundador concluiu o trabalho e, em Assembléia Geral da Comunidade, o texto foi aprovado. Padre Jonas cumpria sua última missão. Como traduzem os autores no livro: “Um homem inspirado por Deus e feito tudo para todos”.

Aos seus filhos de coração, membros da Comunidade Canção Nova, e tantos outros espalhados pelo mundo inteiro, a foto da capa do livro traz mais um de seus ensinamentos, praticado mesmo em meio ao sofrimento: o sorriso. O último e mais curto documento redigido por padre Jonas Abib tem o título “Nosso hábito é o sorriso” e, num trecho, diz: “Realmente esta é a forma mais linda de acolher, seja quem for a pessoa. Se você conserva esse hábito, continue a usá-lo em abundância: não há contraindicação”.

Preço: R$ 62,91 (sessenta e dois reais e noventa e um centavos)

Vendas online: https://loja.cancaonova.com/livro-o-padre-historia-de-jonas-abib

Asimp/Canção Nova

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.