Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com o movimento do Natal, mais de 73 mil pessoas devem ser contratadas para trabalhar no comércio brasileiro; número representa uma alta de 10% em relação a 2016

Fim de ano é tempo de confraternizações e também de oportunidades. Quem está desempregado e deseja ganhar uma grana extra deve ficar atento: 73,1 mil pessoas devem ser contratadas pelo comércio brasileiro para as festas de fim de ano, uma alta de 10% em comparação com o mesmo período do ano passado. A estimativa é da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) .

Para o candidato que deseja garantir uma dessas vagas, a diretora de certificação da Associação Brasileira de Recursos Humanos, Andrea Huggard, separou algumas dicas. Confira:

1) Procure no lugar certo

Segundo a CNC, os estabelecimentos de vestuário e os de hiper e supermercados devem concentrar as contratações neste fim de ano. Para conseguir uma vaga nesses segmentos, o candidato deve entregar o currículo pessoalmente ou se cadastrar pelos sites das empresas. Andrea aconselha os interessados a procurarem por oportunidades próximas de onde residem, pois como as lojas funcionam até tarde nesse período, elas costumam dar prioridade a quem mora perto do local de trabalho.  

2) Procure por vagas que se encaixem no seu perfil

 “Não adianta ir a uma loja de computadores se você não entende de informática”, diz Andrea. As chances de contratações para as vagas temporárias são maiores quando o candidato busca por áreas nas quais tenha afinidade e conhecimento prévio.  

3) Elabore um currículo objetivo

Na correria do fim de ano, os recrutadores preferem os currículos que contenham informações diretas e objetivas. Andrea aconselha o candidato a fazer currículos específicos para cada vaga que se interessar. “O currículo para uma loja de departamento de roupa não deve ser o mesmo entregue para um supermercado. Demonstre, em cada um deles, por que você deve trabalhar naquele lugar.” Em caso de currículo on-line, ele também deve ser sucinto e sem erros de português.

4) Prepare-se para as entrevistas

As entrevistas para esses cargos, segundo Andrea, costumam ser curtas e objetivas. “Os recrutadores estão em busca de qualidades específicas, como experiência e disponibilidade”, explica. Por esse motivo, a dica é estar preparado para contar por que você está procurando essa vaga, por que você se adapta a esse tipo de comércio. Tente achar o nicho que você gosta.

5) Conheça o ambiente de trabalho 

Para evitar surpresas durante o processo de seleção para uma vaga temporária, é necessário que o candidato conheça a loja na qual pretende trabalhar. “Se prepare de acordo com o ambiente. Você vai representear a loja. Se puder, visite o estabelecimento antes. No dia da entrevista, vista-se como se fosse um funcionário do local.” 

Fonte: Governo do Brasil, com informações da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo e da Associação Brasileira de Recursos Humanos 

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.