Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O trabalho dos agentes de saúde e agentes de endemias é fundamental para a saúde das famílias paranaenses. Eles estão no dia a dia na casa das pessoas prestando atendimento, orientando e colhendo dados para melhorias os índices públicos de saúde e endemias nos municípios.

No entanto, o processamento destes dados às vezes é um pouco penoso. As anotações em papel precisam ser reunidas em um só local e transferidas para os sistemas da saúde. Para isso, o deputado Cobra Repórter está solicitando à Secretaria Estadual de Saúde, por meio de requerimento aprovado na quarta (7), que disponibilize tablets para o trabalho desses profissionais.

Muitos municípios paranaenses já têm feito este investimento, como Rolândia, Maringá, Guaíra, Bandeirantes e outros, mas na avaliação do deputado, 100% dos agentes deveriam ter acesso ao equipamento.

 “O tablet facilita o trabalho dos agentes. Na hora em que eles estiverem visitando uma casa ou uma rua, de forma on-line, eles poderão fazer o cadastramento da situação das famílias do ponto de vista da saúde e a situação das ruas do ponto de vista do saneamento básico. Essas informações irão direto para o sistema integrado dos municípios, para facilitar e reduzir trabalho, para não ter o retrabalho de fazer o cadastramento”, destacou Cobra Repórter.

O deputado é autor do Projeto de Lei nº 273/2017, que institui o Dia Estadual do Agente Comunitário de Saúde e do Agente de Combate a Endemias, a ser promovido anualmente no dia 4 de outubro. Além homenagear a categoria, o deputado quer incentivar a promoção de palestras, seminários, campanhas, mobilizações para sensibilizar a população para receber os agentes em suas casas, contribuir para redução dos indicadores relativos a endemias e saúde pública, além de garantir o necessário para eles desenvolvam seu trabalho com dignidade e segurança.

Meire Bicudo/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.