Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Companhia de Habitação de Londrina (Cohab-LD) iniciou, em fevereiro deste ano, o Programa de Renegociação de Dívidas dos Mutuários. A medida visa atingir os devedores da companhia, pois o índice de inadimplência atingiu 44% do total de mutuários. No entanto, como vários devedores não procuraram a Cohab-LD para renegociar seus débitos, a companhia ingressou, neste ano, com mais de 100 ações judiciais para reintegração de posse.

Por meio das ações judiciais, caso a dívida não seja renegociada em tempo hábil, a Cohab-LD obtém o imóvel de volta. E, dessa forma, ele fica disponível para ser comercializado com as pessoas cadastradas na lista de espera da companhia.

Segundo o presidente da Cohab-LD, Marcelo Cortez, desde o início do ano, já foram reintegrados e comercializados cinco imóveis. Outros dez imóveis estão em fase final de retomada, e em breve estarão disponíveis para comercialização. “O alto índice de inadimplência afeta diretamente a Companhia, prejudicando a realização dos programas habitacionais. Após o prefeito Marcelo Belinati assinar o decreto nº 148, que facilitou a renegociação das dívidas e que está em vigor até junho, os devedores têm a oportunidade de deixar os débitos em dia. Mas, caso isso não ocorra, eles estão sujeitos a perder seus imóveis”, explicou.

O processo de cobrança dos mutuários se dá a partir do acúmulo de três parcelas em atraso. Inicialmente, é feita a cobrança via telefone, em seguida, há notificação por escrito. Caso o mutuário não tome providências para regularização, o caso é encaminhado ao setor jurídico da Cohab-LD, para que ocorra a cobrança por meio judicial.

Cortez destacou que os imóveis retomados para comercialização destinam-se a atender pessoas já cadastradas na lista de espera da Cohab-LD. “Com a finalização do processo judicial, o atual morador é retirado do imóvel, que será repassado para pessoas cadastradas na Cohab-LD, por ordem cronológica. E para ser selecionada, a pessoa deve atender alguns critérios, como ter renda suficiente para arcar com o valor do financiamento”, observou.

Como a Cohab-LD faz o contato com as pessoas cadastradas com base nas informações registradas, é importante que os dados como endereço de residência, telefone e renda estejam sempre atualizados. “Se essas informações estão defasadas, a pessoa corre o risco de perder a chance de ter a casa própria. E para facilitar esse processo, hoje contamos com uma ferramenta de atualização cadastral, que pode ser acessada via internet”, destacou o presidente da companhia.

O link da Companhia para atualização de dados é http://www.cohabld.com.br/conferencia/fcr-atusitebusca.asp. O atendimento da Cohab-LD é realizado pessoalmente na Rua Pernambuco, 1.002, de segunda a sexta-feira, das 8h30 às 17 horas.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.