Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

...”Se você ama o que faz, você terá sucesso” - Albert Schweitzer

MPE, mais empregos

A força dos pequenos negócios: de janeiro a abril de 2018, as micro e pequenas empresas (MPE) do Paraná geraram 25 mil empregos, e as médias e grandes empresas, 11,7 mil empregos. Só em abril, foram 7 mil e 385 novas vagas geradas pelas MPEs. Com esses dados, o Paraná foi o 3º Estado que mais gerou empregos em abril.  No País, os pequenos negócios geraram em abril um saldo positivo de 83,5 mil empregos, contra 31,4 mil empregos gerados pelas médias e grandes empresas e 980 empregos criados pelas empresas da administração pública, o que totalizou 115,9 mil novos postos de trabalho no Brasil.

Crescimento de 76%

O saldo de empregos gerados pelos pequenos negócios em abril deste ano superou em 76% o saldo já positivo do mês de março. No 1º quadrimestre de 2018, os pequenos negócios acumulam um saldo de 293 mil novos empregos, quase 10 vezes mais que o saldo de empregos gerado pelas médias e grandes empresas neste mesmo período e 88,4% acima do saldo registrado por eles no mesmo período do ano passado, o que sinaliza uma retomada da geração de empregos por parte desse importante nicho de empresas.

País digital

Na Estônia, é possível abrir uma empresa em 15 minutos. Tudo pode ser feito de forma digital, inclusive assinar e autenticar documentos, contratar funcionários, pagar impostos e taxas e assim por diante. Não é por acaso que este pequeno país do Leste Europeu é um dos mais avançados do mundo em identidades digitais. Todos os serviços públicos do país estão online. Cada cidadão tem a sua identidade digital, ele acessa os serviços de saúde, previdência, registro de empresas, licenciamentos, alvarás e qualquer outro procedimento burocrático. Enquanto isso no Brasil, com esse sistema burocrático e cartorial, a abertura de uma empresa demora em média 79 dias com dezenas de papéis e carimbos.

Acordo WhatsApp

É importante registrar esse acordo inédito: A Justiça de Roraima homologou um acordo trabalhista feito pelo aplicativo de mensagens WhatsApp. No processo, que tramitava desde 2012, um eletricista cobrava indenização por dano moral, dano estético e dano material, além de outros pagamentos, após sofrer um grave acidente de ​trabalho. O juiz titular da 3ª Vara do Trabalho de Boa Vista, Raimundo Paulino Cavalcante Filho, homologou o acordo no valor de R$ 850 mil após todas as tratativas e acertos serem feitos por um grupo no WhatsApp.

Grupo pelo aplicativo

O grupo, administrado pelo diretor de secretaria da Vara, Luiz Eduardo da Cruz, era composto pelos advogados do reclamante e da empresa. Após a conciliação realizada via aplicativo, foi elaborado o termo de acordo. As partes entenderam que, pela complexidade da causa, ela não se resolveria em uma audiência de conciliação, tanto que as tratativas começaram em 8 de fevereiro e o consenso só ocorreu agora. Segundo Cruz, o uso do aplicativo vem se tornando mais frequente na Vara, dando mais celeridade aos processos, sempre priorizando a conciliação e o interesse das partes.

Aposentadoria automática

Outro exemplo positivo do avanço digital: a aposentadoria por tempo de contribuição passa a ser concedida de forma automática quando o sistema identificar que existem recolhimentos suficientes. Quando os computadores não reconhecerem o direito imediatamente, o segurado será orientado a agendar o atendimento em um posto. Para receber o benefício é preciso contribuir por 30 anos, se mulher, ou 35 anos, se homem. Não há idade mínima para solicitá-lo. O INSS já iniciou as concessões de aposentadorias por idade e salários - maternidade automaticamente, desobrigando candidatos de irem aos postos da Previdência Social.

Luiz Hauly Filho é Economista, Advogado e especialista em Gestão Pública - Londrina - Paraná.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.