Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Atualmente, vivemos um tempo turbulento e com muitas incertezas. A pandemia do coronavírus trouxe consigo uma crise econômica talvez nunca antes vista na história da humanidade. Se essa crise ainda não chegou até você, prepare-se. Pois, infelizmente, mais cedo ou mais tarde, ela chegará. A boa notícia é que, em tempos de crise, temos a chance de refletir nossos hábitos e a grande oportunidade de, juntos com Jesus, “fazer do limão” uma “limonada”.

O novo coronavírus surgiu na China e, providencialmente, a representação da palavra “crise” em chinês é composta por: perigo e oportunidade. Ou seja, esteja atento ao perigo e aproveite a oportunidade para rever a administração de sua vida e de seu orçamento familiar.

Aqui, proponho um simples modelo de orçamento que poderá ser colocado em prática: primeiro, separe o orçamento familiar mensal (total de rendimentos: salários, benefícios, outras rendas etc.) em 3 partes: 50% para as necessidades, 30% para os desejos e 20% para guardar. Após essa separação, liste os itens nas categorias: NECESSIDADES (mercado, conta de água, energia, condomínio, transportes), DESEJOS (férias, lazer, restaurantes, cinema, assinaturas) e GUARDAR (poupança, cursos, ações, fundos, reserva de emergência etc.).

Orçamento familiar durante e pós-pandemia

A maioria das pessoas, após fazer essa lista, perceberá que o orçamento familiar está desequilibrado e que não haverá dinheiro suficiente para o total de despesas do mês. Para essas pessoas, eu dou 6 dicas que ajudarão na saúde financeira durante e pós-pandemia:

1. Tenha um caderninho ou uma planilha e corte os gastos desnecessários: diariamente, anote todo valor que entra e que é gasto (mesmo que seja algo pequeno como, por exemplo, lanche na padaria). Reze, peça a Deus discernimento e sabedoria para decidir o quê e como cortar os gastos (é o momento mais delicado, mas lembre-se de que Jesus está contigo no barco): pode ser a assinatura de TV, o aplicativo de streaming, as pizzas de sexta-feira, a roupa nova, entre outros.

2. Renegocie dívidas e contratos: se você paga aluguel, prestação de imóvel ou financiamento de veículo, aproveite o momento para renegociar com seus credores (bancos, imobiliárias, instituições financeiras). Como o momento está difícil para todos, preferirão receber um pouco menos do que não receber nada. Se você tem dívidas no cartão de crédito ou cheque especial, negocie a taxa de juros e priorize sempre o pagamento das contas que tiverem juros maior.

3. Use menos o carro e cozinhe em casa: além de economizar em combustível e em restaurantes (no local ou por aplicativo), ganharás qualidade de vida. O bolso e a saúde agradecerão.

4. Venda ou alugue algo: aproveite este tempo para se desfazer de coisas que não usa mais. Alugue seu carro, bicicleta, vaga de garagem. Existem muitos aplicativos de venda de itens usados e para aluguel. Tire o “s” da palavra “crise” e “crie”.

5. Cuide da saúde (física, mental e espiritual): exercite-se, coma alimentos mais naturais, não se intoxique com o noticiário e mídias sociais; medite a Palavra de Deus e confie: Jesus, acalmando a tempestade, disse-lhes: “Por que sois tão medrosos? Ainda não tendes fé?” (Mc 4, 40).

6. Fique atento às informações: na internet, siga fontes oficiais do governo e leia notícias em sites sobre economia. Muitos são os decretos e concessões que o governo está lançando para amenizar os impactos da crise.

Aguenta firme!

Em suma, aproveite este tempo de pandemia e de quarentena para reorganizar sua vida. Depois dessa tempestade, virá a calmaria e, como diz o monsenhor Jonas Abib: “Aguenta firme, meu filho. Aguenta firme, minha filha”.

Que Deus te abençoe!

Hugo Yamashita de Moura, natural de São Paulo (SP), é missionário na Comunidade Canção Nova desde 2014 - Engenheiro de Produção e Sistemas (Universidade Estadual de Santa Catarina) e MBA em Gestão de Projetos (FGV-SP), Moura, atualmente, é Gerente de Compras da Associação Internacional Privada de Fiéis (AIPF-CN) e professor de Judô na Cia. de Artes (FJPII-CN).

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.