Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Se nós pais pudéssemos ter os nossos filhos sempre por perto, seria perfeito, não acham? Certamente, você, pai, mãe ou responsável já pensou: “Meu filho já está um adolescente! Não é mais uma criança!”.

É na adolescência, uma fase tão linda e importante, que nossos filhos vão consolidar todos os valores, toda a educação que foi remetida a eles na infância.

Vão querer sair com os amigos, ir às festinhas da escola… E quando eles começam a namorar?! O coração do pai e da mãe quase para! Mas tenha calma! Um passo de cada vez.

A importância do diálogo com os filhos adolescentes

A chave para qualquer relacionamento construtivo é o diálogo, e é por isso que não pode faltar a verdade dentro de casa, pois, neste momento, os pais devem sempre orientar os filhos que conversem mesmo com eles, digam se estão gostando de alguém da escola, do bairro, e os apresente aos pais, à família. A princípio, pode parecer um “susto”, mas, com o tempo, todos irão se acostumar.

A aprovação dos pais é sempre a melhor resposta aos filhos, pois, assim, os pais poderão acompanhar, levar o namorado (a) para passear junto com a família; e assim o filho também se sentirá seguro e mais importante; não irá namorar escondido.

Esteja junto de seus filhos, converse, explique e também chame o namorado (a) para conhecer todos os integrantes da família. É importante que todos saibam os valores que permeiam dentro de casa, e que você, pai e mãe, está atento a tudo!

Diálogo com os filhos

Na minha casa, minhas duas filhas adolescentes namoram; e o diálogo nunca faltou! Desde a preparação para a fase em que elas estariam namorando até o momento de apresentar o namorado e a convivência com a nossa família e com a família do namorado.

Valores familiares

As famílias foram apresentadas, juntamente com os valores e a prioridade na vida de cada uma. Há momentos que os namorados passeiam junto com a gente; há momentos em que são só nossos.

O meu conselho, para você pai e mãe, é não anular esse momento na vida dos seus filhos. Não proíba, não seja agressivo! Esteja próximo, mostre que você está junto! Isso será um fator determinante até mesmo para firmar a sua confiança neles e vice-versa. Eles precisam saber e ter a confiança de que estaremos sempre com eles, seja para comemorar um ano de namoro ou até mesmo para consolar sua filha se ela estiver triste, porque o namoro não deu certo!

Seja e esteja presente sempre!

Como foi o pedido de namoro das meninas

Paula Guimarães é missionária da Comunidade Canção Nova, administradora, jornalista, apresentadora da TV Canção Nova e mestre em Comunicação

e Semiótica pela PUC-SP. Ela é autora dos livros “Como ser feliz em família – 15 passos para encontrar felicidade em seu lar”, “Esperança, cadê você? O que fazer para não entrar em desespero” e “TV Canção Nova – A vida por trás das câmeras” pela Editora Canção Nova.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.