Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Com muitas pessoas morando sozinhas, trabalhando cada vez mais e ficando horas e horas fora de casa, a limpeza do lar acaba ficando em segundo plano. 

Contratar uma empregada, com a crise econômica e salários apertados na realidade brasileira, torna-se um luxo para cada vez menos. 

Então, como ter uma casa sempre limpa quando a grana é curta e o tempo é menor ainda? 

Vamos dar algumas dicas para você ter sua casa ou apartamento sempre limpo, mesmo quando não há muito dinheiro para gastar. 

1 – Contrate empresas de limpeza (ao invés de pensar em empregadas) 

No mercado atual, existem inúmeras empresas de limpeza. Essas empresas podem ser contratadas quando você quiser, ou seja, você pode aguardar um momento melhor do mês ou quando sentir que a limpeza da casa está muito a desejar. 

Você pode contratar essas empresas por horas ou períodos. As empresas trazem tudo o que é necessário, portanto você economiza em material de limpeza. 

2 – Uso de robôs aspiradores 

Você está a fim de investir em algo que te ajude a deixar a casa limpa? Já pensou em um robô aspirador? 

Antes que você diga que esses equipamentos são caríssimos, os robôs aspiradores que há dois anos eram encontrados no mercado na faixa de R$700 reais, hoje podem ser comprados pela internet por R$160, um modelo mais básico. 

Essas pequenas máquinas são dotadas de sensores e fazem um mapeamento do local a ser limpo, justamente para determinar a melhor rota. 

Assim, conseguem limpar o piso e podem ser programadas para fazer o trabalho enquanto você está fora de casa. 

Ou seja, quando você chegar, o chão já estará limpinho. 

Só atente para ambientes muito grandes ou com declives acentuados ou tapetes altos, já que os robôs aspiradores não conseguem “escalar” uma superfície. 

Os robôs aspiradores são excelentes alternativas, sobretudo se você tem animais de estimação em casa e não quer ou não pode ficar entrando em contato com pó por razões de saúde. 

3 – Invista em uma secadora 

Se você precisa economizar tempo, uma secadora é uma mão na roda. Isso porque elas deixam as roupas sequinhas, sem você precisar ficar estendendo tudo em um varal. 

Fora que as secadoras também possuem um efeito bacteriano nas roupas, uma vez que conseguem secar as roupas molhadas em temperaturas elevadas, o que faz com que bactérias e fungos sejam eliminados. 

Assim, o tempo que você gastaria em tirar toda a roupa molhada e estender tudo em varais é economizado com a secagem feita pela secadora. 

Se você pensa em investir em uma lava e seca, melhor ainda, já que aí você nem terá o trabalho de tirar a roupa molhada de uma máquina e colocar na outra. 

As máquinas modernas “lava e seca” da atualidade permitem que você até programe quando deseja que o ciclo inicie, assim você poupa tempo e economia, já que a máquina só irá começar a atividade no momento que você agendou. 

4 – Divida as tarefas 

Isso só não serve para quem mora sozinho. Mas caso você more com um companheiro (a), filhos (as), a tarefa de limpar a casa não só pode como deve ser dividida. 

Se você tiver companhia de crianças em casa, a partir dos 2 anos, elas já podem ser incluídas na rotina de limpeza, com gestos simples como dar os prendedores de roupa para você, enquanto você estende a roupa no varal. 

Óbvio que a limpeza pesada ainda ficará com os adultos, mas à medida que a criança for crescendo, ações como guardar brinquedos, colocar as roupas sujas no cesto, auxiliando a manter o ambiente organizado, ajudam muito na limpeza em si. 

Além disso, é importante destacar que a limpeza do ambiente em que se vive deve ser tarefa de todos e não somente de um. Assim, com a divisão de tarefas tudo fica mais fácil. 

Faça uma tabela, lembrando-se de alternar, assim ninguém ficará sobrecarregado com sempre a mesma atividade. Converse com os habitantes do lar, para que todos reservem um tempo na semana ou no dia para deixar a casa limpa e arrumada. 

Viu como há maneiras de modernizar a limpeza da sua casa? É só colocar em prática as dicas.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.