Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.
Notícias gerais 18/10/2019  15h09

Como usar rastreadores de telefone para o seu negócio

Como rastrear o celular dos empregados

Hoje em dia várias pessoas trabalham com o celular e carro das empresas. Isso deveria ser normal, correto? Bem, pode até ser normal, mas não é tão fácil como se imagina. Muitas pessoas aproveitam desses benefícios para utilizarem o que a empresa ou até mesmo o governo disponibiliza para o uso pessoal e é ai que o problema começa.

Dependendo das regras das empresas, usar o celular ou o carro para uso pessoal pode trazer grandes problemas, desde uma advertência até a demissão, conforme do grau da infração e do tempo de serviço do funcionário.

Quantas vezes você já não viu um carro de uma empresa rodando pela cidade no domingo, quando o expediente é de segunda a sábado? Ou o funcionário que liga para a namorada durante quase todo o turno de trabalho utilizando o celular da empresa? Até mesmo aquele empregado que é maravilhoso mas que adora sair no meio do dia para resolver assuntos pessoais sem que ninguém veja?

Para evitar esses tipos de problemas, o que se está usando é o rastreador telefônico para empresa. O rastreador pode ser instalado através do próprio chip do celular ou através de aplicativos, que são os chamados Espião para celular.

Esses aplicativos possuem normalmente algumas funções para que o empregador saiba como é feito o uso do celular empresarial:

  1. Rastrear a localização do telefone em tempo real, utilizando o gps do aparelho;
  2. Verificar números discados instantaneamente e o tempo utilizado em cada ligação;
  3. Rastrear uso de Facebook, Messenger e Whatsapp;
  4. Verificar o tempo de atividade do celular, seja ele em qualquer função.

Ou seja, para o empregador é uma mão na roda, já que ele pode saber exatamente o que o funcionário está fazendo antes mesmo da conta chegar, além de ver também a quantidade de tempo que ele passa enviando mensagens nas redes sociais, quando deveria estar trabalhando.

Já para o empregado, o tema pode ser delicado, já que muitos vêm esse tipo de rastreamento como uma invasão de privacidade, mesmo que em horário de trabalho e mesmo que o aparelho seja da empresa. Muitas corporações hoje são acusadas de invadir o espaço do trabalhador e isso pode se tornar um tema difícil a ser explorado.

Porém, a maioria das empresas já usam esse tipo de equipamento nos carros mas cada vez mais elas estão optando também em rastrear o celular corporativo pois o número de empresas que permitem que os funcionários usem os celulares, seja para o WhatsApp business, seja para fazer ligações para cliente só está crescendo.

Muitas corporações permitem também que os funcionários interajam através das redes sociais, o que pode fazer com que alguns se sintam à vontade para utilizar esse serviço para assuntos pessoais, o que não é permitido na maioria das vezes.

Porém, o que prevalece são donos de empresas tentando usar o rastreador real dos aparelhos, para verificar se seus funcionários realmente estão onde deveriam estar, na hora que ele afirmam. Assim, é uma prova a mais para as empresas entenderem também quão rápido os funcionários podem ser ao se locomover e o tempo de cada visita corporativa, por exemplo.

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.