Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Durante os meses de outubro e novembro, interessados em vender para o poder público receberão consultorias e participarão de caravanas de compras

Com o objetivo de preparar e estimular a participação de micro e pequenas empresas, e também de microempreendedores individuais, em licitações, compras públicas e governamentais, o Sebrae/PR, em parceria com a Prefeitura de Arapongas, a Federação das Associações Comerciais e Empresários do Estado do Paraná (Faciap) e a Federação do Comércio de Bens e Serviços do Paraná (Fecomércio PR), realizam o Programa Compra Paraná na cidade de Arapongas. Durante os meses de outubro e novembro serão oferecidas várias capacitações e consultorias aos empresários interessados em participar de licitações. Eles também receberão o planejamento das compras do poder público municipal para o primeiro semestre de 2017 e poderão participar de caravanas de compras.

O consultor do Sebrae/PR, Julio Cesar Rodrigues, explica que as caravanas levam os empresários que querem vender para a prefeitura ao centro de distribuição do município. “Lá, eles são orientados e atendidos pelos compradores públicos sobre como acessar os editais, participar de licitações, e também podem apresentar seus produtos e serviços aos pregoeiros”, afirma. Rodrigues destaca que a principal barreira para a participação nos certames é o desconhecimento do processo.

“Os micro e pequenos empresários acreditam ser muito burocrático, ou que não têm capacidade para atender a demanda, e também que a prefeitura não paga em dia. Queremos desconstruir essa percepção, mostrar que os requisitos exigidos nos processos não são difíceis de serem atendidos”, informa. O consultor acrescenta ainda que os empresários podem se precaver em relação ao pagamento pesquisando sobre como andam as contas do município.

A diretora de compras da Prefeitura de Arapongas, Patrícia Oliveira, destaca que o poder público costuma pagar pelos produtos e serviços adquiridos por licitação em um prazo médio de 19 dias, enquanto no varejo os empresários podem levar até 45 dias para receber. “É muito mais vantajoso vender para a prefeitura”, garante. Segundo ela, a desculpa da burocracia também não pode mais ser usada, já que o próprio município emite para as empresas muitos dos documentos exigidos nos certames.

O Programa Compra Paraná, que é realizado na cidade desde fevereiro deste ano, já apresenta ótimos resultados. “Antes do programa, menos de 10% dos produtos e serviços adquiridos pelo município vinha de micro e pequenas empresas locais. Em apenas oito meses, esse número aumentou para 25% e até dezembro queremos chegar a 35%”, estima. Para a prefeitura, a maior participação de micro e pequenas empresas locais em licitações resulta na diminuição de processos fracassados. Para os pequenos negócios, representa uma possibilidade de crescimento.

O proprietário da Ara-Água Distribuidora de Água Mineral, Aurélio Renan Dedio, conta que o contrato com a prefeitura permitiu que ele não reduzisse o quadro de funcionários neste momento de crise. Ele diz que recebeu orientação do poder público para participar de uma licitação para fornecer galões de água para o município e saiu vencedor. “Nunca tive problema nenhum. Compensa sim vender para a prefeitura”, garante.

O diretor de planejamento e gestão da Fecomércio PR, Rodrigo Rosalem, destaca que a participação de empresas locais em licitações faz com que o dinheiro circule dentro do próprio município. “Isso fortalece o comércio, a indústria e prestação de serviços locais, mantendo os empregos e a geração de renda”, completa.

A coordenadora da universidade corporativa da Faciap, Daniele Guimarães, lembra que o papel da entidade é promover, junto com o Sebrae/PR, as capacitações dos fornecedores por meio das associações comerciais. “Queremos que o Programa Compra PR deixe um legado através dos escritórios locais de compras. Já existem dois no Paraná, um em Toledo e outro em Marechal Cândido Rondon. São locais apolíticos que aproximam os órgãos públicos dos empresários. Estes recebem informações e suporte para participar das licitações”, explica. A ideia, segundo ela, é que esses escritórios sejam implantados em todo o Paraná.

Compra Paraná

O Programa Compra Paraná tem por objetivo preparar e estimular a participação de micro e pequenas empresas, e também de microempreendedores individuais, em licitações, compras públicas e governamentais, por meio de um processo permanente de mapeamento, capacitação e negociação. A iniciativa é do Sebrae/PR, Faciap e Fecomércio, e tem como foco fornecedores, empresários de pequenos negócios, microempreendedores individuais, assim como interessados em fornecer produtos e serviços para a administração pública federal, estadual ou municipal.

Asimp/Sebrae/PR

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.