Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Evento reuniu crianças e adolescentes de mais de 40 países entre os dias 27 e 30 de novembro, na Itália

A importância da coletividade na transformação do mundo foi ressaltada no discurso do Papa Francisco, durante a cerimônia de encerramento da Conferência de Crianças e Jovens "Eu Posso ", que aconteceu no último sábado, dia 30 de novembro, no Vaticano, na Itália. O evento reuniu estudantes de mais de 40 países para trocar experiências de vida e mostrar como cada um deles vem modificando suas realidades e, assim, transformando o mundo em um espaço melhor. A delegação brasileira foi composta por sete grupos, com representantes dos estados do Amazonas, Bahia, Ceará, Minas Gerais, Pernambuco, Rio Grande do Norte e Rio Grande do Sul, premiados no Desafio Criativos da Escola , de 2019.

Durante a cerimônia, o Papa Francisco parabenizou as crianças por sua confiança e coragem em ajudar a realizar projetos de melhoria ambiental e social. "Vocês mostraram que a inteligência artificial sozinha não pode fornecer o calor humano de que todos nós precisamos. Preferiram a solidariedade, o trabalho comum e a responsabilidade, e isso é fruto de um método educacional que envolve a mente, as mãos e o coração", declarou.

"As crianças, juntamente com os professores, foram chamadas para construir uma aldeia global da educação, onde existe uma rede de relações humanas, que é o melhor remédio contra todas as formas de discriminação, violência e bullying", ressaltou o Papa, que também destacou que os adultos podem aprender com jovens que estão na vanguarda da conservação da natureza.

"A conferência foi um convite para toda a sociedade olhar para essas ações e criar redes que garantam sua existência e continuidade. Foram cerca de dois mil estudantes de mais de 40 países que realizam projetos de mudança em suas escolas e comunidades. Permanecemos apostando no protagonismo dos estudantes e aprendendo ainda mais com esses meninos e meninas, além de sempre nos inspirarmos com suas ações nas mais diferentes realidades de todo o mundo", aponta Angélica Gonçalves, coordenadora do Criativos da Escola.

Além da participação na Conferência Global, os alunos brasileiros tiveram a oportunidade de conhecer os principais pontos históricos da cidade italiana, como o Coliseu, o Pantheon, o Museu Nacional Capitolini, as ruínas romanas, o Fórum Romano, o Castelo Sant’ângelo e a Fontana Di Trevi. Acompanhados de seus educadores e educadoras, as visitas se transformaram também em momentos educativos, pois os alunos estavam vendo, pela primeira vez, paisagens, arquitetura, esculturas e pinturas que só tinham estudado a partir dos livros.

Sobre a Conferência Global "Eu Posso"

Em busca dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), a Conferência Global "Eu Posso", que aconteceu de 27 a 30 de novembro, no Vaticano, na Itália, promoveu o intercâmbio entre estudantes de mais de 40 países, que fazem parte do movimento global Design for Change (DFC), rede da qual faz parte o Criativos da Escola, do Instituto Alana. Além de identificar os problemas que permeiam suas comunidades, crianças e jovens mostraram como estão implementando soluções transformadoras dentro e fora de suas escolas. O evento reuniu mais de duas mil crianças e contou com a presença do Papa Francisco, de artistas e outras lideranças mundiais.

Asimp/Instituto Alana

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.