Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Copel apurou um aumento de 3,4% no consumo do mercado atendido por sua distribuidora em 2017, na comparação com o ano anterior. A alta foi influenciada pela maior demanda nas atividades das indústrias nos ramos de produtos alimentícios (variação de 6,7%), celulose, papel e produtos de papel (5,7%), além da fabricação de produtos de madeira (3,7%).

A notícia de retomada chega após dois anos de queda no consumo de energia elétrica, reflexo das dificuldades enfrentadas pela economia nacional. O presidente da Copel, Antonio Sergio Guetter, avalia que os resultados demonstram uma recuperação rápida do mercado no Paraná frente à crise dos últimos anos: “Estamos atentos a esse movimento, com obras por todo o Estado para garantir qualidade no fornecimento e um sistema robusto para atender esta expansão”, afirma.

A alta no consumo de energia foi igualmente registrada entre as classes residencial e rural. A quantidade de energia elétrica consumida nas casas paranaenses aumentou 2,8%, respondendo por 36,1% do total do mercado cativo atendido.

A média mensal de consumo das famílias foi de 163 kWh, enquanto as propriedades rurais consumiram, em média, 526,7 kWh mensais, registrando aumento de 3,5% no consumo de janeiro a dezembro de 2017, na comparação com o ano de 2016. Entre grandes indústrias e comércios, teve continuidade a tendência de migração para o mercado livre, com um aumento de 64% e 99% da energia faturada nesta modalidade, respectivamente.

O mercado fio - que representa a soma de consumidores livres e cativos, mais o suprimento a outras concessionárias e permissionárias – demandou em todo o ano passado 29,2 milhões de MWh (megawatt-hora), contra um consumo de 28,2 milhões de MWh registrado em 2016.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.