Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O volume de vendas de gás natural destinado aos segmentos residencial e comercial no Paraná aumentou 36,4% em abril, na comparação com o mesmo mês do ano passado, de acordo com o último relatório da Compagas. No período, foram comercializados, na média diária, 44.067 metros cúbicos para os dois setores. 

Considerando o volume de gás natural fornecido aos comércios e residências nos primeiros quatro meses de 2017, consumo foi 16% maior do que no mesmo período do ano anterior, o que corresponde a uma média de 33.126 metros cúbicos por dia. 

O número de clientes atendidos no período também cresceu. Atualmente, são 37.059 consumidores no mercado urbano - 465 estabelecimentos comerciais e 36.594 unidades residenciais que utilizam o gás natural para as principais atividades do dia a dia. Este número é 13% maior do que a quantidade de clientes que a Compagas atendia em abril de 2016.

O gerente de Vendas para o segmento residencial da Compagas, Justino Pinho, explica que a expansão do uso do gás é uma vocação da cidade de Curitiba, por ser a capital mais fria do país e por trazer muitas vantagens para o consumidor final, como segurança e economia. 

“Por apresentar densidade específica menor que a do ar, em caso de vazamento, a dispersão do gás natural na atmosfera é mais rápida, reduzindo os riscos de acidentes”, explica. De acordo com Pinho, o fornecimento contínuo elimina a preocupação do consumidor com estoque e não é preciso destinar um local do edifício para armazenar cilindros de gás, o que otimiza as áreas comuns do prédio e reduz o trânsito de caminhões que atrapalham o trânsito e os moradores. “Outro ponto forte é a possibilidade da medição individual do consumo, com a fatura emitida diretamente em nome do cliente”, completa o gerente.

Atualmente, são cerca de 20 bairros atendidos pela Compagas em Curitiba e a companhia está com obras de expansão da rede residencial nos municípios de Araucária e Ponta Grossa. 

DICAS DE CONSUMO CONSCIENTE - Com a chegada de dias mais frios, é natural elevar a temperatura da água para garantir um maior conforto na hora do banho. A dica da Compagas para quem utiliza os aquecedores de passagem é regular a temperatura da água no aquecedor de forma que seja necessário acionar somente o registro de água quente na hora do banho. A prática de abrir as torneiras de água quente e fria para equilibrar a temperatura aumenta o consumo de gás.

É importante também ficar de olho na manutenção do aparelho. Os aquecedores devem passar por manutenção a cada seis meses ou de acordo com o prazo definido pelo fabricante. Além disso, é necessário estar atento à vida útil do equipamento. Caso esteja comprometido, é aconselhável a substituição.

A COMPAGAS - Concessionária responsável pela distribuição de gás natural no Paraná, a Compagas é uma empresa de economia mista que tem como acionista majoritária a Copel, com 51% das ações, a Gaspetro, com 24,5%, e a Mitsui Gás e Energia do Brasil, com 24,5%. 

Em março de 2000, a empresa passou a ser a primeira distribuidora do Sul do país a fornecer o gás natural, com a inauguração do ramal sul do gasoduto Bolívia - Brasil (Gasbol). 

Atualmente, a Companhia conta com cerca de 37 mil clientes dos segmentos residencial, comercial, industrial, veicular e geração de energia elétrica e está presente em 17 municípios: Araucária, Curitiba, Campo Largo, Balsa Nova, Palmeira, Ponta Grossa, São José dos Pinhais, Colombo, Quatro Barras, Fazenda Rio Grande, São Mateus do Sul, Pinhais, Campina Grande do Sul, Paranaguá, Londrina, Carambeí e Castro.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.