Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Por meio do Governo Digital, o público de 60 anos ou mais já pode imprimir de casa a Credencial do Idoso, obrigatória para usufruir o direito a estacionar nas vagas demarcadas em vias públicas, válida em todo o país. Para fazer a impressão basta confirmar dados como RG ou CNH emitido no Paraná. Não é necessário ser condutor e ter CNH para solicitar e usar a credencial.

O Governo Digital é a principal ferramenta de facilitação para o acesso dos cidadãos aos serviços do Governo do Paraná. A Credencial do Idoso está entre os mais de 3 mil serviços já disponibilizados no portal. De acordo com o coordenador do Governo Digital, Marco Aurélio Barbosa, a ferramenta permite a emissão de até duas credenciais por ano. A partir da terceira, o interessado deve procurar pessoalmente o órgão responsável.

“Outra vantagem é a redução do tempo de emissão do documento. Enquanto pelo Governo Digital essa operação é imediata, no caso da solicitação presencial o tempo varia de acordo com a rotina e procedimentos de cada órgão de trânsito”, destacou.

Até então, a única opção era se dirigir a alguma unidade de atendimento do Detran ou ao órgão municipal de trânsito. A busca presencial continua existindo, mas pela internet o acesso é bem mais fácil e ágil. Na maioria das cidades, a pessoa deve comparecer a Ciretrans.

Aliado

Segundo o coordenador, a busca pela melhoria na atenção às pessoas com mais de 60 anos encontra no Governo Digital um aliado para facilitar o acesso a alguns serviços públicos.

Em 2010, indica o censo do IBGE, o Paraná tinha 1.316.554 de habitantes com mais de 60 anos, representando 11,2% da população. O Ipardes (Instituto Paranaense de Desenvolvimento Econômico Social) estima que até 2040 a população idosa cheque a quase 20%.

Vagas Exclusivas

O Estatuto do Idoso, o Código Brasileiro de Trânsito e o Conselho Nacional de Trânsito – Contran determinam que as pessoas que passaram dos 60 anos têm direito a vagas exclusivas em locais públicos e privados, como parques, ruas, shoppings, escolas e outros estabelecimentos, empresas ou órgãos públicos. Para isso, é preciso ter a Credencial do Idoso, obrigatória para usufruir o direito a estacionar nas vagas demarcadas, na proporção de 5% das vagas totais do estacionamento e posicionadas de forma a garantir a melhor comodidade ao idoso.
Plataforma

Para ter acesso à plataforma do Governo Digital é necessário ter a Identidade Digital, disponível para quem fez recentemente uma coleta biométrica por meio da emissão de documentos como a Carteira Nacional de Habilitação ou a Carteira de Identidade. Quem ainda não fez, é só procurar os postos e totens do Detran ou do Instituto de Identificação do Paraná para fazer o cadastro.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.