Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Atualmente há inúmeros sites e vídeos que ensinam fórmulas caseiras para limpar sujeiras difíceis e que trazem o vinagre na composição. Trata-se do ingrediente mais popular dessa modalidade. No entanto, André Karadi, consultor técnico do negócio de Home Care da BASF, alerta sobre os riscos das misturas, do uso incorreto e explica a ação do produto.

O vinagre é uma solução de ácido acético em água com uma concentração de aproximadamente 7%. Por estar presente na maior parte das cozinhas o seu uso é bastante difundido, mas pode ser prejudicial. “Mesmo sendo um ácido fraco e em solução diluída, a substância apresenta grande potencial de corrosão e pode causar irritação. Além disso, quando misturado a outros produtos, como água sanitária, por exemplo, leva à formação de gases tóxicos”, explica o especialista.

A lista abaixo descreve alguns dos efeitos danosos que o uso vinagre como produto de limpeza pode acarretar:

Móveis encerados

O vinagre pode comprometer a camada de cera, removendo a proteção e deixando a superfície mais suscetível a danos. O uso de lustra-móveis projetados para essa finalidade é a escolha mais segura, já que preserva a camada protetora.

Bancadas e pisos de pedra - A ação do ácido pode desgastar a superfície de granitos e mármores ao longo do tempo. Usar produtos apropriados para superfícies de pedra e detergentes neutros permite uma limpeza segura.

Eletrodomésticos

O uso do vinagre em eletrodomésticos, como no compartimento do ferro de passar que é destinado à água é prejudicial ao aparelho. As instruções do fabricante devem ser seguidas para garantir segurança e efetividade no uso do equipamento.

Pisos e móveis de madeira

O vinagre pode degradar a camada protetora da superfície, deixando-a mais vulnerável a danos e manchas. Limpe apenas com produtos próprios para madeira ou com sabão neutro.

Louças

O uso do vinagre em esponjas ou na louça antes da lavagem pode comprometer as partes plásticas e emborrachadas dos utensílios domésticos. Em máquinas de lavar louça, o ingrediente pode danificar mangueiras e vedações.

Panelas

A mistura de vinagre com bicarbonato de sódio, popular para esse fim, pode causar irritação pela formação de subprodutos. A limpeza de panelas deve ser feita com produtos desenvolvidos para essa finalidade, com maior poder de limpar gordura, como saponáceos cremosos e sabões abrasivos.

Remoção de gorduras

O caráter ácido do vinagre o torna ineficaz para remoção de graxas e gorduras de superfícies já que não reage de forma eficiente com lipídeos. Os sabões alcalinos, desenvolvidos com esse propósito são mais eficientes.

Roupas

A mistura de vinagre com alvejante em roupas é, entre as receitas caseiras, a mais perigosa. O vinagre quando em contato com água sanitária produz cloro na forma gasosa, que é tóxico e, quando misturado com água, produz ácidos clorídrico e hipocloroso. Além dos danos às roupas, ele oferece riscos à saúde.

(Lígia Cerdeira/ www.maquinacohnwolfe.com)

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.