Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A gravidez é um momento único e mágico na vida da mulher e também um tempo de muitas mudanças. Estudos mostram que sete a dez dias após a fecundação, o sangue da mãe já começa a nutrir o bebê, aí entra a responsabilidade desse período: a alimentação.

Gosto muito de tratar desse assunto porque a mulher deixa de comer o que ela gosta para comer o que precisa, para ajudar no crescimento do bebê.

Durante a gravidez, é muito importante ter um acompanhamento nutricional

O cuidado com a alimentação precisa começar antes da gravidez, pois uma alimentação saudável contribui para a nutrição adequada do bebê. O primeiro trimestre é uma fase essencial para a formação da criança, uma fase de intensa divisão celular, por isso, a importância da mãe saber o que fará bem para ela e para a vida que ela traz.

Vamos desmistificar uma coisa que você já ouviu falar quando uma mulher anuncia que está grávida: “Agora, precisa comer por dois”. Isso não existe! A mãe não precisa consumir nutrientes por dois porque o excesso de peso pode levar a gestante a desenvolver doenças como diabetes gestacional, hipertensão e complicações na hora do parto.

Vamos ao que interessa: o que mudar na alimentação?

Não é preciso aumentar a quantidade de calorias consumidas, mas ter uma alimentação saudável e balanceada, ter horários regulares para alimentar, pois assim é uma garantia de ter os nutrientes necessários para a mãe e para o bebê. Vale a pena lembrar que: as necessidades energéticas são diferentes para cada gestante, e a necessidade de sua amiga é diferente da sua, então, é importante o acompanhamento nutricional.

Confira as dicas:

Faça de cinco a seis refeições por dia, respeitando o intervalo de duas a três horas;

Nunca pule o café da manhã;

Coma de três a cinco frutas por dia (uma fruta por refeição);

Coma bem, mas não exagere;

Diminua os doces, as frituras, principalmente preparações à milanesa, com creme de leite, embutidos, alimentos ricos em sódio;

Não faça dietas, pois pode faltar nutrientes para você e seu bebê;

Não deixe de consumir alimentos ricos em ferro e cálcio, minerais essenciais para toda a gestação;

Invista nos alimentos ricos em fibras como verduras, legumes, frutas e alimentos integrais;

Hidrate-se, pois é essencial! A recomendação é de, mais ou menos, dois litros de água por dia;

Pratique atividade física, pois ajuda a manter o peso, desde que seja autorizada pelo médico.

Lembro a você de que o aumento de peso na gestação é inevitável e esperado. Isso acontece porque o corpo está mudando e crescendo, para proporcionar ao bebê melhores condições para o bom desenvolvimento dele.

Aproveite esse tempo para fazer escolhas inteligentes e saudáveis, pois esse cuidado é para toda a gestação e passa pela amamentação até o crescimento da criança.

Michele Barros é membro da Comunidade Canção Nova. Nutricionista, atua no Posto Médico Padre Pio

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.