Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Neste domingo (28/10) acontece o segundo turno das eleições de 2018 e a população brasileira enfim vai definir o futuro governante do país. Em alguns estados também ocorre o segundo turno para eleição do governador.

O que nem todo mundo sabe é que o sistema eleitoral de dois turnos surgiu no século XIX na Europa, para contornar o problema apontado no sistema de um turno só, em que os candidatos eram eleitos apenas porque ficavam em primeiro lugar, com 30 ou 40% dos votos e sem a maioria absoluta. Além disso, o sistema de um turno forçava o eleitor a optar pelas candidaturas bem colocadas na disputa.

“Implantadas no Brasil em 1988, para a Presidência da República, a realização de eleições diretas é, sem dúvida, uma das mais importantes conquistas democráticas”, afirma o cientista político e professor do Centro Universitário Internacional Uninter, Luiz Domingos.

Segundo o especialista, o sistema de dois turnos oferece algumas vantagens, como:

Propicia ao eleitor votar em sua primeira escolha, naquele candidato que percebe estar mais próximo de suas crenças e interesses (voto sincero) e, ainda, votar conforme a correlação de forças (voto estratégico).

Permite aprofundar o debate, destacar as diferenças entre os dois principais candidatos (às vezes embaralhadas pelo excesso de candidatos e informações do primeiro turno).

Possibilita que a classe política possa se organizar e se dividir entre essas opções, adiantando a formação dos blocos de governo e oposição, que é a clivagem fundamental que organiza o trabalho no Congresso Nacional.

A votação começa às 8h da manhã e termina às 17h, nos mesmos locais do primeiro turno. O eleitor que estiver fora do seu município no dia da votação pode comparecer a qualquer seção eleitoral para preencher o formulário e justificar sua ausência.

Asimp/Uninter

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.