Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

 

Tudo isso em cabos: a quantidade desse material está presente em aviões, navios, trens e automóveis e pode ultrapassar mais de 2 mil quilômetros

 

Você sabia que, a construção e o funcionamento de qualquer veículo de transporte requer quantidades enormes de cabos elétricos? Sim, é verdade! Inclusive, uma infinidade de cabos, dos mais diversos tipos, estão presentes no nosso dia a dia e são essenciais para vivermos, trabalharmos e nos comunicarmos.

No caso de veículos de transporte, como automóveis, trens, metrôs, aviões e navios, os cabos são responsáveis, de uma maneira geral, por funções importantíssimas. Por exemplo, cabos específicos garantem a energia necessária para funcionamento e deslocamento desses veículos; outros fazem a ligação  deles com baterias, motores, turbinas ou bombas; também viabilizam a sinalização interna e externa (faróis, placas iluminadas de emergência, paineis eletrônicos, etc) ;a iluminação completa dos veículos ; a comunicação rápida e  essencial na interligação entre centrais e no acesso à internet ; o funcionamento de paineis de controle e comando, a segurança dos passageiros no acionamento de sirenes, na proteção à choques e curto circuito, etc.

Uma curiosidade interessante, além da variedade e das funções desses cabos, é a quantidade empregadas em meios de transporte. Até 2 mil quilômetros de cabos podem estar presentes em um só navio, por exemplo. Segundo a Nexans Brasil, especialista mundial em cabos e sistemas de cabeamento, montadoras utilizam de 3 a 5 quilômetros de cabos para equipar cada automóvel. O item é fundamental para proporcionar o perfeito funcionamento de diversos componentes elétricos do carro como, por exemplo, a bateria. Para se ter uma ideia, a quantidade de material que compõe um modelo comum pode equivaler ao tamanho de sete sambódromos do Rio de Janeiro. Vale ressaltar que a pista da Marquês de Sapucaí tem 700 metros de comprimento.

Já em um avião civil moderno, utilizado para viagens comerciais, a quantidade de cabos presentes equivale a distância entre São Paulo (SP) e Belo Horizonte (MG). Ou seja, 650 quilômetros de cabos, de diversos tamanhos, espessuras e finalidades compondoo meio de transporte que as conecta. Em grandes navios a quantidade pode unir capital paulista à Recife (PE), em termos de distância, com mais de 3.000 km de cabos. Um exemplo concreto é o projeto em andamento do VLT Carioca, trêm leve que ligará o Centro e a Região Portuária do Rio de Janeiro em 28 Km e 32 paradas. A Nexans produziu todos os 200 mil metros de cabos que alimentam os trens e compõem seus vagões do VLT, aplicando características técnicas específicas nos produtos que garantem a segurança dos passageiros em casos de incêndio.

Informações Nexans

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.