Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, em parceria com a Escola de Gestão do Paraná promove em setembro e outubro o curso Capacitação de Nível Intermediário no Sistema de Informação para Infância e Adolescência (Sipia CT Web). São 4 mil vagas para conselheiros tutelares, conselheiros municipais e estaduais dos direitos da criança e do adolescente de todo o Estado e, também, para servidores da secretaria.

O curso, na modalidade à distância, tem carga horária de 35 horas/aula, cinco delas no formato de vídeo aulas. Para se inscrever, basta acessar o site do Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente no endereço eletrônico www.cedca.pr.gov.br e clicar no banner lateral “Capacitação Sipia CT Web-Inscrições”. 

O coordenador da Política da Criança e do Adolescente, Alann Barbosa Bento, explica que a capacitação tem o objetivo de consolidar o Sipia enquanto ferramenta de organização do trabalho dos conselheiros tutelares e dos conselheiros de direitos. 

“Durante o curso os novos conselheiros tutelares aprenderão como registrar e gerenciar localmente os dados dos atendimentos realizados”, diz o coordenador. “O conteúdo também ajudará os conselheiros de direito e demais instâncias a usarem o sistema para subsidiar a formulação de políticas públicas na área da criança e do adolescente”, explica Bento. 

De acordo com Bento, o sistema online coordenado em todo o Brasil permite que os conselheiros tutelares registrem, acompanhem e adotem medidas apropriadas para os casos de violações de direitos de forma ágil e sistemática. Desde que foi implantado, o Governo do Estado investe na capacitação e assessoramento dos usuários do sistema e no monitoramento da qualidade das informações inseridas.

PROGRAMAÇÃO – O curso será ministrado em duas edições. A primeira acontece de 12 a 30 de setembro, direcionada aos conselheiros municipais dos direitos da criança e do adolescente. Para este grupo, as inscrições encerram no próximo domingo (28). Na segunda turma, para conselheiros tutelares e conselheiros estaduais dos direitos da criança e do adolescente, as aulas acontecem de 10 a 30 de outubro, com inscrições abertas até 30 de setembro. 

ESTRUTURAÇÃO DOS CONSELHOS - Todos os Conselhos Tutelares do Paraná também foram estruturados. Desde 2011, o governo estadual formalizou convênios com 390 municípios, contemplando 404 Conselhos Tutelares. O investimento chega a R$ 12,1 milhões destinados à compra de 668 computadores, 404 impressoras e 404 veículos. Os recursos são do Fundo para a Infância e Adolescência (FIA), aprovados pelo Conselho Estadual da Criança e Adolescente (Cedca).
 

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.