Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A peregrinação é o quinto pilar sagrado da religião islâmica e acontece entre o oitavo e o décimo terceiro dia do último mês do calendário islâmico, o Dhu al-Hijja. Muçulmanos devem realizar este ato de fé ao menos uma vez na vida se tiverem saúde e condições financeiras para fazer a viagem.

Começa na próxima sexta-feira, dia 9 de agosto, o Hajj, a peregrinação a Meca que mobiliza milhões de muçulmanos em todo o mundo. Este ano, a Federação das Associações Muçulmanas do Brasil, FAMBRAS, patrocinou a viagem de sete fiéis, que embarcaram rumo à Arábia Saudita no último sábado, dia 3 de agosto.

“Este é um projeto que acontece há muitos anos e tem feito a diferença na vida de muitos muçulmanos que vivem aqui no Brasil”, resume o vice-presidente da FAMBRAS, Ali Zoghbi. “Os fiéis se inscrevem e aguardam a seleção feita pela Federação. Auxiliamos com a documentação e vistos, além de oferecer o acompanhamento de um Sheikh”. 

Significado

O Hajj é o quinto pilar do Islam. É recomendado que todo fiel faça a peregrinação a esta cidade sagrada ao menos uma vez na vida, desde que tenha condições físicas e financeiras para tal.

Meca é considerada a primeira casa de Deus construída na Terra, local que recebeu todos os profetas enviados por Deus, incluindo Abraão e Mohamed - que lá fez a primeira peregrinação, na companhia de 1,4 mil fiéis, no ano 631.

“A peregrinação simboliza desapego, arrependimento e reflexão”, explica Zoghbi. “As pessoas usam vestes muito simples, brancas, simbolizando que são todas iguais. E pedem bênçãos e perdão para os pecados”.

Os peregrinos iniciam o Hajj em Meca, visitando a Mesquita Sagrada, e seguem dando sete voltas em torno da Caaba, a rocha negra que representa a casa de Deus. Depois, fazem uma marcha entre as montanhas Al Safa e Al Marwa; visitam o Monte Arafat; e se dedicam a outros rituais, em outras localidades vizinhas, até retornar a Meca.

FAMBRAS

A Federação das Associações Muçulmanas do Brasil - FAMBRAS, foi criada há 40 anos. Atua nos âmbitos religioso, social, cultural, econômico e diplomático. Dentro destas esferas, desenvolve projetos que contemplam a divulgação do Islam e ações educacionais, culturais e assistenciais - tanto em benefício dos muçulmanos como das comunidades carentes do Brasil. Outras preocupações da FAMBRAS são ajudar a manter vivas as práticas do Islam e combater o preconceito aos muçulmanos por meio da informação.

O trabalho da Federação conta com o reconhecimento de renomadas instituições nacionais e internacionais. O apoio da FAMBRAS Halal - a primeira instituição certificadora Halal do Brasil, em operação desde 1979 – tem sido determinante para a concretização e ampliação dos projetos a cada ano. A certificadora é líder de mercado e realiza auditorias, abate, inspeção, supervisão de produtos e implantação do Sistema de Garantia Halal junto a indústrias e frigoríficos interessados em comercializar seus produtos especialmente para países árabes.

Cristina Thomaz/Asimp

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.