Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Mensagem do Papa para o Dia Mundial dos Pobres será divulgada na próxima segunda-feira

O Vaticano apresentará, na próxima segunda-feira, 14, a mensagem do Papa Francisco para o V Dia Mundial dos Pobres. “Vós sempre tendes convosco os pobres” (Mc 14,7) é o tema da data que será celebrada em 14 de novembro.

A apresentação será durante coletiva de imprensa transmitida direto da Sala de Imprensa da Santa Sé. Estarão presentes o presidente do Pontifício Conselho para a Promoção da Nova Evangelização, Dom Rino Fisichella, e o sub-secretário do organismo, Mons. Graham Bell. Os jornalistas também poderão participar de forma remota, interagindo na coletiva virtualmente.

Sobre a data

O Dia Mundial dos Pobres foi instituído em toda a Igreja pelo Papa Francisco, em 2016, ao final do Jubileu da Misericórdia. A data é celebrada anualmente no penúltimo domingo do ano litúrgico, que em 2021 será 14 de novembro.

“Como mais um sinal concreto deste Ano Santo extraordinário, deve-se celebrar em toda a Igreja, na ocorrência do XXXIII Domingo do Tempo Comum, o Dia Mundial dos Pobres”, escreveu Francisco na carta apostólica Misericordia et misera, que marcou o fim do Jubileu.

No mesmo documento, o Pontífice explicou: “Será a mais digna preparação para bem viver a solenidade de Nosso Senhor Jesus Cristo Rei do Universo, que Se identificou com os mais pequenos e os pobres e nos há de julgar sobre as obras de misericórdia”.

A pedido do Papa Francisco, a Cáritas em todo o mundo ficou responsável por animar o Dia Mundial dos Pobres. No Brasil, a celebração foi inserida nas atividades da Semana da Solidariedade, realizada pela Cáritas Brasileira.

Motivados pelo Santo Padre, homens e mulheres de boa vontade são incentivados a realizar ações de caridade em favor dos mais pobres. No ano passado, o tema foi “Estende a tua mão ao pobre” (Sir 7, 32).

Canção Nova/com Boletim da Santa Sé

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.