Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

O número de doações de sangue entre Natal e Ano Novo no Paraná superou as expectativas do Hemepar e garantiu a manutenção dos estoques em níveis seguros para suprir a demanda dos hospitais que atendem pelo Sistema Único de Saúde no Estado. Entre o dia 26 e 30 de dezembro foram feitas 3284 coletas em toda hemorrede, mais de 650 doações diárias. No mesmo período de 2016, foram coletadas 2.886 bolsas de sangue.

“O paranaense é solidário e percebemos que grande parte das pessoas que doa sangue mantém essa rotina pelo menos duas vezes ao ano. Isso é essencial para que possamos garantir a retaguarda de atendimento a hospitais de urgência e emergência e no caso de transplantes, por exemplo. Agradecemos a cada doador pela disponibilidade em ajudar pessoas que nem mesmo conhece”, disse o secretário estadual da Saúde, Michele Caputo Neto.

Uma doação de sangue pode ajudar até quatro pessoas. Segundo o diretor do Hemepar, Paulo Hatschbach, geralmente o número de doações cai em épocas de feriado prolongado, mas essa situação tem mudado.

“Um dos desafios dos bancos de sangue é ampliar o número de doadores fidelizados, aqueles que doam a cada dois ou três meses. Felizmente no Paraná temos conseguido sensibilizar as pessoas para essa necessidade e o número de coletas neste final de ano mostra que temos muitos parceiros da doação de sangue”, disse o diretor, agradecendo a atitude de todos que frequentam as unidades da hemorrede em todo o Estado.

DEMANDA – O Hemepar é responsável pelo abastecimento de quase 90% do estoque de sangue da rede pública de saúde do Paraná. Fornece sangue e hemoderivados para 384 hospitais paranaenses. Para manter o estoque abastecido, são necessárias de 14 a 15 mil bolsas de sangue por mês, cerca de 700 a 800 por dia.

Anualmente, o número de doações tem crescido. Em 2016, foram coletadas 177.680 bolsas de sangue no Paraná e em 2017 houve crescimento de 6% nas doações, com 188.266 bolsas.

“Não há substituto para o sangue, por isso temos que manter nossos estoques em níveis seguros para garantir à rede assistencial o número de bolsas suficientes para atender a demanda”, reforçou Hatschbach. Além disso, o Hemepar atende 2135 pacientes portadores de coagulopatias e hemoglobinopatias, conhecidas como doenças do sangue, e que precisam de hemoderivados e/ou hemocomponentes para sobreviver.

No total, a hemorrede recebe mensalmente 17 mil candidatos à doação e, em média, 14 mil estão aptas a doar sangue. São feitos todos os meses 140 mil exames sorológicos, produzidos 35 mil hemocomponentes e 30 mil transfusões de sangue.

Saiba onde doar aqui. (http://www.saude.pr.gov.br/modules/conteudo/conteudo.php?conteudo=155)

Para doar sangue é preciso:

Estar em boas condições de saúde.

Estar descansado e alimentado (evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação);

Ter entre 16 e 69 anos (menor de idade acompanhado pelo responsável legal);

Pesar no mínimo 50kg;

Apresentar documento oficial com foto (Carteira de Identidade, Carteira do Conselho Profissional, Carteira de Trabalho ou Passaporte)

Impedimentos temporários para a doação:

Gripe ou resfriado: aguardar 7 dias após a cura;

Diarreia: aguardar 7 dias após a cura;

Durante a gravidez: 90 dias após parto normal e 180 dias após cesariana;

Amamentação: se o parto ocorreu há menos de 12 meses;

Ter tomado vacina há menos de 30 dias;

Tatuagem nos últimos 12 meses;

Piercing nos últimos 12 meses (piercing genital e oral, 12 meses após a retirada);

Tratamento dentário: período varia de 1 a 7 dias;

Situações nas quais houve maior risco de adquirir doenças sexualmente transmissíveis: aguardar 12 meses;

Ingestão de bebida alcoólica nas 12 horas que antecedem a doação;

Viagem para cidades endêmicas (que têm epidemia de dengue, zika,
chikungunya e febre amarela) nos últimos 30 dias.

Impedimentos definitivos para a doação

Evidência clínica ou laboratorial das seguintes doenças transmissíveis pelo sangue: Hepatite B e C, AIDS (Vírus HIV), doenças associadas ao HTLV I/II e Doença de Chagas;

Hepatite viral após os 10 anos de idade;

Diabetes insulinodependente;

Epilepsia ou convulsão;

Hanseníase;

Doença renal crônica;

Antecedentes de neoplasias (Câncer);

Antecedentes de acidente vascular cerebral (Derrame);

Uso de drogas injetáveis ilícitas.

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.