Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Os diretores, supervisores e professores de Educação Física da rede municipal de ensino vão participar na próxima terça-feira (1º) e quarta-feira (2), das 8h às 17h30, da oficina sobre “Plano de Evacuação de Área e Educação Preventiva”, que será ministrada pela Defesa Civil, no auditório do Centro Municipal de Educação Infantil Valéria Veronesi, na Rua Benjamin Constant, 800, centro.

Ao todo, cerca de 500 pessoas participarão do encontro, que inclui noções sobre as causas de tremores e terremotos, os níveis de magnitude de abalos sísmicos conforme a Escala Richter e como agir diante de sismos.

“Sabemos que em Londrina não pode acontecer terremotos muito maiores dos que os tremores ocorridos no início deste ano. Mas é bom repassarmos orientações sobre o assunto, para que os profissionais estejam preparados e saibam como agir de maneira correta e ordenada”, explicou o coordenador adjunto da Defesa Civil e ministrante das aulas, Demerval Anderson do Carmo.

Após a formação sobre o assunto, os profissionais da Defesa Civil vão pessoalmente às escolas municipais realizar atividades práticas. As primeiras escolas a serem visitadas serão as da região leste, principalmente as localizadas nas regiões que sofreram abalos sísmicos em janeiro.

A Defesa Civil realiza atividades de instrução sobre evacuação de áreas em casos de incêndio e situações de riscos nas escolas desde 2015. Até o momento, 2.056 alunos e 184 professores e funcionários das escolas municipais já receberam as instruções nas Escolas Municipais Nina Gardemann; Professor Carlos Zewe Coimbra; Maria Shirley Barnabé Lyra; Ignês Corso Andreazza e na Escola Municipal Arthur Thomas.

“Nossa ideia é repassar informações aos professores para que eles também se tornem multiplicadores do conhecimento com os alunos e saibam como agir se for necessário. Além disso, é bom realizarmos a atividade para esclarecermos os fatos e acalmarmos os docentes. Nossa intenção é que todos da rede municipal participem”, afirmou a professora e coordenadora do curso na Secretaria de Educação, Eline Andrea Dornelas.

Outros cursos - Além dessa oficina sobre evacuação de áreas em casos de tremores, a Secretaria Municipal de Educação e a Defesa Civil vão realizar em conjunto o curso de 45 horas de duração sobre educação preventiva contra incêndio e pânico. Inicialmente, as atividades serão voltadas aos professores, que poderão se inscrever de 4 a 25 de março. As aulas devem iniciar no dia 11 de abril com quatro turmas de 25 alunos cada.

Ao todo, serão 35 horas de aulas através do ambiente virtual da Secretaria de Educação e 10 horas de prática presencial. O curso é inteiramente gratuito e finalizará no dia 19 de maio. Todos os professores da rede deverão fazê-lo, pois segundo a coordenadora da atividade é um tema transversal constante na grade curricular. “Pretendemos expandi-lo para dar a oportunidade a todos os professores da rede. Dessa forma, eles poderão repassar os conhecimentos em sala de aula”, disse Eline. 

N.Com
#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.