Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Mais nova empresa a ingressar na Incubadora Tecnológica do Tecpar (Intec), a Invento Engenharia é uma companhia que pretende revolucionar as compras em estabelecimentos comerciais com uma tecnologia que elimina os carrinhos e cestinhas. A ideia é que o consumidor escolha os itens por meio de um leitor de radiofrequência e só pegue o que comprou quando for efetuar o pagamento. 

Esse leitor de radiofrequência vai utilizar a tecnologia NFC (Near Field Communication), que permite a troca de informações entre dispositivos sem a necessidade de acesso à internet, usando apenas a aproximação física. Alguns smartphones já contam com essa tecnologia. 

Para popularizá-la, a empresa vai desenvolver na Intec o Sistema Top Market, segundo explica um dos sócios da empresa, Marcelino Canelada. “Entramos na incubadora para desenvolver a tecnologia, que ajuda a diminuir o espaço físico das lojas e aumenta as informações disponíveis tanto para o consumidor quanto para o estabelecimento comercial”, ressalta. 

A intenção da Invento, segundo Canelada, é se tornar uma desenvolvedora de soluções de tecnologia NFC. O sistema desenvolvido pela empresa já tem pedido de patente depositado no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (Inpi). “A pesquisa de anterioridade de patente, feita com o apoio do Senai, mostra que nosso produto é único a nível mundial”, diz. 

APOIO - O gerente da Intec, Gilberto Passos Lima, explica que a empresa participa do programa de incubação na modalidade residente, quando a empresa, além de receber consultoria da incubadora, se instala no seu edifício. “Mais do que infraestrutura, vamos apoiá-los na validação de seu negócio junto ao mercado”, avalia. 

O diretor-presidente do Tecpar, Júlio C. Felix, explica que, ao assinar o contrato de incubação com a Invento, o instituto reforça o seu compromisso em apoiar novas empresas. “O empreendedorismo tecnológico inovador é um dos pilares do Tecpar e por meio dele apoiamos a inovação no estado do Paraná”, destaca. 

INTEC - Fundada em 1989, a Incubadora Tecnológica do Tecpar é a primeira de base tecnológica do Paraná e a quinta do País. Duas vezes eleita a melhor incubadora do Brasil, tem sede em Curitiba e atuação também em Jacarezinho, no Norte Pioneiro. 

Ao longo de 27 anos, a Intec já deu suporte tecnológico a mais de 90 companhias. No momento, seis empresas passam pelo programa de incubação: Beetech/Beenoculus, LOT América, Werker, i9algo, Aegis Ideas e Invento Engenharia. 

AEN

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.