Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

Azamat Esenaliev no Pexels

Em meio ao avançado da computação, com pessoas utilizando cada dia mais computadores e smartphone para ganhar dados e mais dados, a empresa Wondershare decide desenvolver um software, o Recoverit, capaz de recuperar o disco rígido que foi apagado acidentalmente e assim ter de volta todos os dados pedidos.

A empresa Wondershare foi criada em 2003 e é uma das maiores empresas de softwares do mundo. Situada na China, uma potencial mundial que está investindo pesado em tecnologia de última geração, a empresa tem planos de também investir constantemente em tecnologias de pontas para fazer dos seus softwares os melhores do mercado.

Dentre a diversidade de softwares desenvolvidos, aqui estão alguns:

Wondershare Filmora – é o editor de vídeo da Wondershare, com múltiplas ferramentas para videomakers.

Wondershare PDFelement – o software especializado em edição de PDF’s

Wondershare Dr.Fone – esta ferramenta oferece várias funcionalidades para a manutenção do celular.

Estas são só alguns softwares desenvolvidos pela empresa, cujo o acervo só vem crescendo de acordo com a demanda por novas soluções. Mas agora veja a solução que Wondershare preparou para a recuperação do Disco Rígido.

RECURSOS DO RECOVERIT

O Recoverit tem uma alta taxa de recuperação de dados, restaurando-os, e mostrando todos que foram perdidos. Diferente de outros programas com a mesma promessa.

Como já dito, o software é capaz de identificar e restaurar mais de 1000 tipos de arquivos, e nisso está incluso:

  • E-mails;
  • Arquivos de áudio;
  • Vídeos;
  • Fotos;
  • Documentos.

Além de recuperar o disco rígido, o programa permite o escaneamento dos dados, para o usuário observar todos os arquivos perdidos e escolher quais serão restaurados.

E o melhor, o Recoverit proporciona ao usuário mídias inicializáveis, para o Sistema Operacional com falhas. Isso quer dizer que é possível recuperar dados, mesmo quando o funcionamento do computador é comprometido.

Uma funcionalidade que é lançamento: a capacidade de restaurar vídeos com fragmentos corrompidos. Isso mesmo! Agora é possível também mesclar os vídeos, que por conta dos danos, foram cortados.

O programa é uma ferramenta completa e competente para restaurar todos os arquivos perdidos.

CAUSAS DA FALHA NO DISCO RÍGIDO

É complicado quando o HD já está danificado, então é sempre importante saber as causas pois assim, é possível evitar esta dor de cabeça. Segue a pequena lista:

Falta de energia - Quem nunca perdeu algum artigo no Word quando houve uma falta de energia? É uma situação chata se você pensar num âmbito doméstico, quando se trata de um trabalho mais simples. Agora, imagine se se tratar de um caso onde há dias de trabalho, como códigos, gráficos, bancos de dados etc. A falta de energia não causaria apenas a perda de tempo, mas também de dinheiro e dias de dedicação.   

 Outro problema que a falta de energia acarretaria, seriam os danos ao hardware. Não é recomendado o desligamento repentino, pois pode causar danos graves ao Sistema Operacional, comprometendo os dados.

Acidentes - Água, café, sucos, refrigerantes e todo tipo de líquido perto de computadores não é uma combinação legal. Não há capas impermeáveis, então tudo indica que as peças no interior das máquinas fiquem molhadas, comprometendo o funcionamento.

Danos mecânicos - Quanto mais importante, mais frágil é a peça. Por isso que o Disco Rígido precisa de atenção. Cuidados para não ter quedas, quando houver necessidade de manutenção, ir a uma assistência técnica especializada, etc.

COMO USAR O RECOVERIT

Já encontrou a causa do dano do Disco Rígido? Ainda é possível recuperar os tão preciosos dados. Hora de usar o Recoverit ao seu favor.

Veja o tutorial em vídeo para usar o Recoverit e recuperar seus arquivos:

Esse software, apesar de ter tantas funcionalidades e ser uma poderosa ferramenta, é simples e prático de ser usado, mesmo por pessoas leigas.

Primeiro de tudo, é necessário baixar o Recoverit, que você pode fazer diretamente pelo site. Depois de instalado na máquina, clique sobre o ícone duas vezes ou procure por “Wondershare Recoverit” no menu Iniciar do Windows.

RECUPERE OS DADOS EM APENAS TRÊS ETAPAS

Etapa 1 - Selecione o Local desejado

Nessa etapa, você precisa selecionar o Local que deseja recuperar, nesse caso, o Disco Rígido. Portanto, selecione a opção “Unidades de Disco Rígido”.

Após selecionar o Local, é preciso prosseguir com o botão “Iniciar”, no canto inferior direito.

Etapa 2 - Comece o escaneamento

Assim que o botão “Iniciar” é apertado, o Recoverit fará uma varredura de todos os arquivos. Esse processo pode demorar horas, dependendo da quantidade e tamanho dos arquivos. Nesse processo, é importante a máquina estar ligada e o programa aberto!

Na interface, é possível ver os arquivos já identificados pelo programa, em tempo real.

Se todos os arquivos desejados estiverem listados na interface do Recoverit, você pode encerrar o processo de varredura.

Se deseja procurar fragmentos de vídeos, é necessário clicar na opção “Recuperação Avançada de Vídeo”. Assim que clicada, outra varredura se iniciará, mas a procura de vídeos.

Identificando os arquivos listados

O Recoverit permite filtrar os dados por tipos, o que facilita muito na identificação dos arquivos específicos que você deseja recuperar.

Mostrar arquivos - você pode escolher entre mostrar todos os arquivos ou apenas os excluídos;

Tipo de Arquivo - filtragem dos resultados de acordo com o tipo de arquivo;

Arquivo de Sistema - escolher entre mostrar ou não os arquivos do sistema;

Tamanho de Arquivo - filtrar os arquivos de acordo com o tamanho ou mostrar todos;

Data de Modificação - filtrar os arquivos de acordo com as datas de modificação.

Etapa 3 - Visualizar e recuperar os arquivos

Assim que todo o processo termina, é hora de visualizar os arquivos e recuperá-los. Para visualizar, é simples. Você só precisa clicar na miniatura do arquivo e logo se abrirá na interface a visualização.

Após a visualização, você já pode recuperar os arquivos clicando diretamente no botão “Recuperar” e escolher o caminho para salvar os arquivos restaurados. Mas atenção, não guarde os arquivos no Disco Rígido local!

Como se diz, é melhor prevenir do que remediar. Para não sofrer com as dores de cabeça que a perda de dados pode causar, esteja sempre com o plano B, ou seja, sempre faça backups de dados, sejam eles automáticos ou não; aposte no armazenamento em Nuvem e no HD externo.

Leia também:

Inclusão digital: mudanças no Brasil, mas longe do ideal

Wondershare desenvolve leitor de PDF para iOS

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.