Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A empresa familiar de hoje continuará sendo uma empresa familiar no futuro. A informação é resultado da pesquisa “Retratos de Família – Um Panorama Histórico e Perspectivas das Empresas Familiares Brasileiras”, apresentada na manhã da última terça-feira, 30, na ACIL, durante o 1º Encontro sobre Governança Corporativa e Empresas Familiares. O evento foi realizado pela KPMG e os dados coletados com o apoio do ACI Institute e do Board Leadership Center.

De acordo com Sebastian Soares, sócio-líder de Mercado Empreendedor e Empresas Familiares da KPMG, a pesquisa, que contou com 201 respondentes, avaliou vários critérios: perfil das empresas familiares participantes, os negócios da empresa familiar, financiamento do family business, estrutura de governança corporativa das empresas familiares, conselho de administração e seus comitês, diretoria executiva e perspectivas do family business.

A pesquisa destacou que 77% das empresas entrevistadas são controladas por uma única família. Outro dado importante é que 41% delas possui mais de 40 anos de atuação.

Sobre as principais preocupações da empresa familiar nos dias atuais, 58% responderam ser a incerteza política, 46% a redução na lucratividade, 45% responderam redução de vendas, 34% das empresas se preocupam com o aumento nos custos dos insumos básicos (energia, água e saneamento), 23% responderam o aumento dos custos trabalhistas, a preocupação para 20% das empresas é o acesso limitado ao financiamento, 14% temem as mudanças no ambiente regulatório e 12% colocaram como principais preocupações a disputa por talentos/retenção e desenvolvimento de talentos.

Já sobre os pontos fortes das empresas familiares, vale destacar que 54% responderam ser a marca forte e presença no mercado, 54% disseram ser a tomada de decisões rápida e flexível e 46% escolheram o atendimento ao cliente.

O trabalho concluiu que as empresas familiares possuem grande representatividade no mercado nacional, ainda que hajam poucas informações sobre elas. A estrutura de governança corporativa é cada vez mais importante em uma empresa familiar, uma vez que aumenta exponencialmente a quantidade de membros da família que dependem financeiramente de suas empresas. De maneira geral, segundo apresentado na pesquisa, “as empresas familiares brasileiras empenham-se em manter o negócio dentro do grupo familiar e pretendem caminhar para a profissionalização sem abrir mão do poder de decisão dentro de suas organizações e do seu controle”.

Sebastian Soares acrescentou que “o sucesso das empresas familiares depende de dois fatores: harmonia entre os membros da família e um bom acordo entre os acionistas. A governança corporativa, sozinha, não é suficiente para manter uma empresa familiar”. O sócio-líder da KPMG compartilhou, ainda, orientações sobre a sucessão, admissão, promoção e membros de empresas.

A pesquisa completa pode ser obtida aqui.

Asimp/Acil

#JornalUnião

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.