Entenda mais sobre o atendimento online e porque ele é fundamental para os negócios
O atendimento ao cliente é a chave de qualquer negócio e no ambiente online ele fica ainda melhor
O cliente é fundamental para qualquer negócio. Seja um restaurante, uma farmácia, uma loja ou um e-commerce, sem ele não há vendas e sem vendas não há faturamento. Para conquistar a confiança do cliente, e também fidelizá-lo, é preciso estabelecer uma boa relação. Essa conexão é feita por meio do atendimento ao cliente.
Com o uso massivo da internet, o atendimento telefônico perdeu espaço para o atendimento virtual. O suporte por meio de chat se popularizou nos últimos anos, principalmente em 2020 devido à pandemia do novo coronavírus, que impossibilitou empresas de atenderem presencialmente.
O formato web apresenta diversas vantagens na resolução de dúvidas e problemas, como a velocidade com que se pode encontrar as principais perguntas relacionadas ao produto ou serviço. É possível otimizar o atendimento com um chatbot, prevendo respostas automáticas para algumas das perguntas mais frequentes, acelerando o atendimento. A possibilidade de fazer isso do conforto da sua casa, sem ficar esperando na linha o próximo operador disponível e ainda, em alguns casos, fazer isso a qualquer momento do dia.
Por conta de todas essas variáveis, inúmeras empresas adotam o atendimento ao cliente de forma online. Mas, é importante não só oferecer esse tipo de serviço como manter um bom nível de qualidade, dado que esse é um fator essencial para os consumidores brasileiros.
Veja quais são as principais características que o atendimento online apresenta e entenda o porquê desse meio ser fundamental para os negócios.
Conexão estabelecida em qualquer lugar a qualquer hora
Com cada dia mais pessoas conectadas à internet, plataformas que oferecem atendimento online têm mais chances de receber os usuários, dado que 63% dos compradores preferem sites que oferecem esse serviço, sendo o canal que possui a maior taxa de satisfação quanto a atendimento.
O contato feito, sempre que possível em tempo real, permite respostas rápidas e claras, sem a necessidade de sair da página para encontrar a solução que busca. O grande diferencial do atendimento online é a possibilidade de fazer isso de qualquer lugar, e em alguns casos a qualquer momento, já que alguns estabelecimentos possuem atendimento 24h, como é o caso do atendimento online 24/7 de sites de cassino.
Praticidade e velocidade
A praticidade do serviço é um requisito essencial para o atendimento ao cliente online e está atrelada a velocidade com que se pode conseguir informações e resolver problemas. Seja por meio de redes sociais, sites ou aplicativos, o cliente tem que encontrar de forma rápida e fácil o local onde o atendimento será feito, bem como a forma de contato a ser escolhida por ele, no próprio endereço eletrônico que está, por e-mail ou até mesmo Whatsapp. A comunicação por meio da web é mais fácil e ágil. O consumidor quer respostas diretas e rápidas, por isso é essencial que não o deixe esperando por muito tempo.
Mais segurança com seus dados pessoais
Em muitos sites há a possibilidade de armazenar os seus dados para não precisar preenchê-los toda vez que fizer login. Com o atendimento online, todas as suas informações já estarão de fácil acesso para o operador prestar auxílio, permitindo a centralização dos dados, sendo mais fácil para coletar resultados, resolver problemas encontrados durante a comunicação e assim traçar melhores estratégias para as vendas.
Além disso, hoje grande parte das plataformas já possuem criptografia na coleta de dados, o que deixa o ambiente mais seguro para o consumidor confiar em colocar suas informações pessoais e bancárias no ambiente.
Ainda sobre confiança, alguns consumidores ainda encontram um pouco de resistência quando querem realizar uma compra na web e ter um chat para que ele possa tirar todas as suas dúvidas pode deixá-lo mais confortável em efetuar a compra.
Menor custo benefício
É importante ressaltar que o atendimento online é considerado mais barato que o telefônico e presencial, pois exige menos requisitos para funcionar. Por exemplo, a infraestrutura pode ser menos, o que irá diminuir gastos com aluguel e pessoal, resultando em contas administrativas mais baratas.
Porém, a relação custo x benefício está atrelada não só ao retorno financeiro. Os fatores como rapidez e praticidade já mencionados auxiliam que o menor tempo possível seja gasto tirando dúvidas e resolvendo problemas. Dessa forma, o atendimento demora menos e é possível atender um número maior de demandas, aumentando a produtividade do negócio.
Esses elementos auxiliam a entender as necessidades e os interesses dos consumidores, para criação de melhores estratégias relacionadas à comunicação. Hoje, a maioria dos clientes preferem o ambiente digital para ser atendido. Somar essa variável com segurança, redução de custos, conectividade e praticidade podem resultar em resultados muito positivos para qualquer negócio.
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