Digite pelo menos 3 caracteres para uma busca eficiente.

A TV Aparecida exibe nesta quinta-feira (28/4), às 22h, mais uma grande reportagem do especial "Desafios da Igreja". O programa vai mostrar os dramas que envolvem a Mineração no Brasil.

Dentro do tema serão apresentadas três realidades diferentes: o processo de licenciamento de uma área - onde a população convive com o medo e a insegurança do futuro -, a convivência com a mineração e o local do maior desastre humanitário do Brasil, em decorrência da exploração de minério e falta de fiscalização.

A equipe de jornalismo, com reportagem de Camila Morais, visitou alguns lugares voltados à mineração. Santa Quitéria, no semiárido do Ceará, é um deles, local onde fica a maior jazida de urânio e fosfato do Brasil. Comunidades rurais, indígenas e quilombolas vivem com medo do início da atividade extrativista e das possíveis consequências, como a contaminação da água.

Outra comunidade destacada foi Caetité (BA), que tem atividades mineradoras desde 2000, e tiveram poços e cisternas contaminados pela radiação vinda do urânio, causando danos à saúde.

Por fim, a produção foi à cidade mineira de Brumadinho, local do maior desastre ambiental do Brasil devido ao rompimento da barragem da Vale no Córrego do Feijão. O programa vai entrevistar familiares das vítimas e mostrar a falta de assistência aos moradores e o medo de novos acidentes, mesmo depois de três anos do ocorrido.

E como é destaque em todos os especiais, a reportagem vai enfatizar a atuação da Igreja Católica neste tema e mostrar o papel dos religiosos em combater a mineração predatória, que deixa um rastro de destruição socioambiental.

A repórter Camila Morais falou sobre a experiência e emoção de participar da reportagem: "Foi um desafio colocar em apenas um programa todos os dramas e medos que as populações atingidas pela mineração sofrem. É muito difícil escutar tantas histórias durante a produção dessa reportagem sem se envolver, após cada entrevista nos emocionamos."

Entre os entrevistados do programa estarão representantes do Ministério Público Federal, membros da Cáritas e Comissão Pastoral da Terra, pessoas que perderam familiares, em Brumadinho, e representantes da Igreja Católica, como o Bispo Auxiliar de Belo Horizonte, Dom Vicente.

Vera Jardim/Asimp

#JornalUnião

Clique nas fotos para ampliar

Utilizamos cookies e coletamos dados de navegação para fornecer uma melhor experiência para nossos usuários. Para saber mais os dados que coletamos, consulte nossa política de privacidade. Ao continuar navegando no site, você concorda integralmente com os termos desta política.